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Stellantis abandona meta 100% elétrica até 2030 e foca em lucro e flexibilidade

Segundo o Motor1, novo plano global será apresentado em 2026 e prevê crescimento, simplificação e rentabilidade após fracassos com elétricos

15 set 2025 - 06h29
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De acordo com informações publicadas pelo site Motor1, a Stellantis vai abandonar a meta de se tornar 100% elétrica até 2030. O anúncio oficial será feito no primeiro trimestre de 2026, mas o CEO Antonio Filosa já antecipou três prioridades: crescimento dos negócios, simplificação dos processos e aumento da rentabilidade.

Fiat 500e Giorgio Armani Collectors Edition
Fiat 500e Giorgio Armani Collectors Edition
Foto: Stellantis / Guia do Carro

Fim da meta de eletrificação total, um passo atrás da Stellantis

O discurso de Antonio Filosa na Conferência de Outono da Kepler Cheuvreux, em 2025, marcou uma virada estratégica na Stellantis. Conforme noticiou o Motor1, o grupo deixa para trás a ambição de se tornar totalmente elétrico até 2030 – meta que vinha do ex-CEO Carlos Tavares – para adotar uma abordagem mais pragmática.

Crescimento, simplificação e lucro

Segundo Filosa, as três prioridades para a Stellantis daqui para frente são claras: expandir os negócios, simplificar processos internos e aumentar margens de lucro. O executivo afirmou que a empresa precisa ser mais flexível em termos tecnológicos, combinando elétricos, híbridos e até modelos a combustão.

Mesmo assim, recentemente lançou o Fiat 500e Giorgio Armani Collectors Edition e conseguiu um acordo de incentivo com o governo italiano para carros elétricos italianos. O Fiat 500e de 23.900 euros (R$ 150.000) está em promoção por apenas 9.950 euros (R$ 62.500). 

Fracassos de elétricos pesaram na decisão

O fracasso comercial de alguns modelos acelerou a mudança de estratégia. O Fiat 500 elétrico, por exemplo, não conseguiu emplacar na Europa, por ser considerado caro e ter pouca autonomia. Nos Estados Unidos, a aposta em uma Dodge elétrica também não trouxe retorno, sinalizando que os consumidores ainda não estão prontos para uma transição total.

Tavares quaria salvar o planeta, Filosa quer salvar a Stellantis

Se Carlos Tavares projetava ajudar a salvar o planeta do desastre climático por meio da eletrificação, Filosa foca em salvar a Stellantis. A nova filosofia é menos ambiental e muito mais financeira, com produtos ajustados às demandas regionais e viabilidade econômica.

O que esperar em 2026

O plano completo será revelado no primeiro trimestre de 2026. Segundo o Motor 1, a expectativa é que a Stellantis apresente uma gama diversificada de soluções, reforçando elétricos em mercados que os absorvem bem, mas mantendo híbridos e combustão em regiões onde a infraestrutura ainda é limitada.

Guia do Carro
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