Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novo Renegade tem um segredo que “mata” o T-Cross

Comparamos o Jeep Renegade e Volkswagen T-Cross em suas versões topo de linha em 7 quesitos para saber qual dos dois SUVs vale mais a pena

15 fev 2022 - 13h55
(atualizado às 13h57)
Compartilhar
Exibir comentários

Dois dos modelos mais vendidos do Brasil, o Volkswagen T-Cross e o Jeep Renegade duelam pela liderança no disputado segmento de SUVs compactos. Em 2020, o T-Cross venceu a batalha nas vendas, enquanto o Renegade deu o troco na disputa em 2021 (73.913 x 62.307). Para o embate deste ano, ambos os modelos acabaram de receber reforços importantes. Mas qual dos dois SUVs vale mais a pena?

Volkswagen T-Cross ou Jeep Renegade? Disputa quente no segmento SUV
Volkswagen T-Cross ou Jeep Renegade? Disputa quente no segmento SUV
Foto: Guia do Carro / Divulgação

Para descobrir essa resposta, selecionamos sete itens para um embate entre as versões topo de linha dos dois modelos. Para o comparativo, foram considerados o Renegade Série S, que traz o novo motor 1.3 turbo flex de até 185 cv, tração 4x4, além de um novo visual e novos equipamentos; e o T-Cross Highline, única versão equipada com o motor 1.4 TSI de 150 cv e que ganhou novos equipamentos de segurança recentemente. Em relação aos dados de consumo, utilizamos a tabela do Inmetro.

As notas são dadas de 0 a 10, de acordo com os critérios do Guia do Carro. Portanto, cada carro pode somar no máximo 70 pontos no total dos 7 itens do comparativo. O objetivo deste tira-teima é oferecer uma comparação rápida, somente nos 7 itens mais importantes para a maioria dos consumidores. Numa análise com outros itens, o resultado pode mudar – ou não.

Potência

O Volkswagen T-Cross conta com um motor 1.4 turbo flex de 150 cv de potência e 250 Nm de torque. Os números são os mesmos tanto abastecido com gasolina quanto com etanol. Ele é associado a um câmbio automático de 6 marchas, sempre com tração dianteira. Já o novo Jeep Renegade traz sob o capô o motor 1.3 turbo da Stellantis, que oferece 180/185 cv (g/e) e 270 Nm de torque. Na versão topo de linha Série S, o câmbio é um automático de 9 marchas, e a tração é 4x4. Como oferece números superiores em potência e torque, o vencedor nesse quesito é o Renegade.

Consumo

De acordo com o Inmetro, o novo Jeep Renegade Série S faz 6,3 km/l na cidade e 7,6 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, os números são de 9,1 km/l e 10,8 km/l, respectivamente. A média geral com esse combustível é de 9,95 km/l. Já o T-Cross Highline – única versão que traz o motor 1.4 TSI – faz 7,7 km/l na cidade e 11,0 km/l na estrada com etanol, e respectivos 9,3 km/l e 13,2 km/l com gasolina. A média, portanto, é de 11,25 km/l. Com vantagem em todos os cenários, o vencedor nesse quesito é o T-Cross.

Interior do VW T-Cross e do Jeep Renegade: empate na multimídia
Interior do VW T-Cross e do Jeep Renegade: empate na multimídia
Foto: Guia do Carro / Divulgação

Multimídia

O Jeep Renegade Série S é equipado de série com uma central multimídia UConnect de 8,4’’ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Ela também oferece as funções de Bluetooth, Rádio AM/FM e conta com suporte a comandos de voz e aplicativo que permite controlar funções do carro de forma remota. Já o T-Cross Highline traz a central multimídia VW Play de 10’’, que conta com quase os mesmos recursos da central da Jeep, mas fica devendo a integração com aplicativo para funções remotas. No entanto, a central multimídia da Volkswagen oferece uma loja de aplicativos própria como diferencial. Como cada uma oferece recursos diferentes, o resultado é um empate técnico.

Segurança

Com relação aos equipamentos de segurança, o T-Cross Highline é equipado de série com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), freios ABS com EBD, alerta para o uso dos cintos de segurança, controles eletrônicos de estabilidade, de tração e bloqueio eletrônico do diferencial, frenagem automática pós-colisão e de emergência, detector de fadiga, controle de cruzeiro adaptativo.

Já o Renegade Série S oferece os mesmos itens e adiciona ainda airbag de joelho para o motorista, assistente de permanência em faixa, leitor de placas e monitor de ponto cego. Se isso não bastasse, o Jeep Renegade Série S tem um "segredo" que surpreende: vem com tração 4x4, o que aumenta muito a segurança em chuva (no asfalto) e dá ao carro muito mais segurança para transpor terrenos ruins, inclusive com seletor de modos de condução para diferentes terrenos. Um diferencial importante a favor do Renegade.

Porta-malas

Ao contrário da versão Trailhawk (320 litros), que traz estepe de tamanho convencional, o Jeep Renegade Série S tem um porta-malas com capacidade para 385 litros. Isso porque a versão utiliza um pneu reserva temporário, que ocupa menos espaço. Já a capacidade de carga é de 400 kg. Por outro lado, o Volkswagen T-Cross conta com um porta-malas de 420 litros, e pode levar até 448 kg. O vencedor nesse quesito é o T-Cross.

Preço

Ambas são as versões topo de linha dos SUVs. O T-Cross Highline parte de R$ 158.150 com a opção de pintura Preto Ninja, que é a única tonalidade gratuita do modelo. Além das opções de cores, o T-Cross também oferece como opcionais os pacotes bicolor I e II (R$ 2.610), teto solar (R$ 6.510) e o pacote Tech & Beats I (R$ 8.220). Já o Renegade Série S custa R$ 163.290, e oferece como opcionais as pinturas metálicas ou perolizadas e o Kit Mopar (R$ 600). O teto solar panorâmico é oferecido como uma versão a parte, que eleva o preço do Renegade Série S para R$ 171.780. Nesse caso, a vantagem é do T-Cross.

Pós-venda

O Volkswagen T-Cross sai de fábrica com garantia de 3 anos de uso, sem limite de quilometragem. As três primeiras revisões do SUV da Volkswagen (anuais ou a cada 10 mil km) são gratuitas, pois o modelo – com exceção da versão de entrada Sense – faz parte do programa Revisão de Série da Volkswagen. Por outro lado, o Jeep Renegade também oferece 3 anos de garantia sem limite de quilometragem. Já nas três primeiras revisões – que ocorrem a cada 12 mil km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro – o custo é de R$ 2.442 para as versões 4x4. O vencedor nesse quesito é o T-Cross.

T-CROSS OU RENEGADE?
ItemVW T-Cross
Highline
1.4 TSI
Jeep Renegade
Série S
1.3 T270 4x4
Potência67,5
Consumo86,5
Multimídia88
Segurança810
Porta-malas65,5
Preço1,51
Pós-venda76
Total de pontos44,545

Conclusão

Vitória apertada do Jeep Renegade, por causa da potência e (principalmente) da segurança que vem junto com a tração 4x4. Para quem não faz questão da tração nas quatro rodas, entretanto, o Volkswagen T-Cross pode ser uma compra mais interessante do que o Renegade porque vence em consumo, porta-malas, preço e pós-venda.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade