Novo Citroën C3 Aircross europeu é o primo rico do brasileiro
Com visual mais moderno e acabamento mais refinado, nova geração europeia do Citroën C3 Aircross é revelada com opções híbridas e elétricas
Depois do hatch C3, foi a vez do Citroën C3 Aircross ganhar uma nova geração na Europa. Com visual diferente e bem mais refinado do que o SUV brasileiro, o modelo terá versões híbridas de 136 cv e elétricas com até 113 cv. Além disso, o novo Citroën C3 Aircross também terá versões de até 7 lugares e chega ao mercado europeu nos próximos meses.
Por fora, o novo C3 Aircross europeu é uma espécie de "primo distante e rico" da variante brasileira. Ambos utilizam a plataforma modular CMP, e fica visível o parentesco em partes como os recortes das janelas e portas, além das proporções de carroceria semelhantes. No entanto, o SUV vendido no Velho Continente conta com design mais moderno.
Assim como o C3 hatch, ele é inspirado no conceito Citroën OLI, e conta com a nova identidade de design da marca francesa. Um dos destaques é o novo logotipo retrô, que remete ao ícone original de 1919. Já os faróis de LED trazem formato de "C", e são interligados por uma barra na cor preta. Logo abaixo, há uma pequena entrada de ar.
Na lateral, SUV traz painéis da carroceria e maçanetas diferentes do C3 Aircross brasileiro. Já a coluna "C" conta com uma terceira janela do mesmo formato nos dois modelos. Por fim, a traseira conta com lanternas em LED com formato irregular e estilo semelhante ao Aircross nacional, mas com peças diferentes e mais refinadas.
Inicialmente, não foram divulgadas imagens do interior do novo Citroën C3 Aircross. No entanto, a julgar pelo novo C3 europeu, é esperado que a versão SUV europeia conte com encaixes melhores e materiais mais caros, como o revestimento em tecido em partes do console. Além disso, ele também deve contar com painel digital, central multimídia, além de itens de segurança inexistentes na versão brasileira.
O porta-malas é ligeiramente menor do que o do modelo feito em Porto Real (RJ). São 460 litros contra 493 litros, considerando a capacidade para 5 pessoas. Sob o capô, o novo C3 Aircross europeu terá versões híbridas-leve e elétricas. No caso da opção eletrificada, o conjunto é formado por um 1.2 turbo de 136 cv e um propulsor elétrico de 48V.
Já as variantes 100% elétricas contam com um motor de 113 cv. A Citroën não divulgou outros dados técnicos e nem os preços do novo C3 Aircross. O modelo deve chegar ao mercado europeu até o segundo semestre deste ano. Lançado no fim de 2023 no Brasil, o SUV nacional ainda não tem previsão de mudanças, mas pode se inspirar na variante europeia daqui a alguns anos.