Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novo Audi Q3 tem estilo ousado e aposta em motorização híbrida plug-in para fazer mais de 50 km/l

Terceira geração do SUV médio exibe design mais robusto e tecnologia de ponta

19 jun 2025 - 15h06
Compartilhar
Exibir comentários

A Audi apresentou a nova geração do Q3 como um modelo totalmente diferente, a começar pelo estilo ousado e pelas formas de motorização. O SUV médio (compacto para os europeus) passa a apostar em uma forma híbrida plug-in de motorização pela primeira vez, além de ter opções híbridas leves. Ainda não há previsão de chegada ao Brasil, segundo a marca alemã.

Em se tratando de um modelo inteiramente novo, é melhor começar pelo design. O Q3 tem capô bem mais elevado, toque que se junta ao enorme conjunto da grade. A Audi destaca a tecnologia dos novos faróis de micro-LED. Cada módulo de iluminação traz 25.600 micro-LEDs, cada um deles com cerca de 40 micrômetros, aproximadamente a mesma espessura de um fio de cabelo.

As luzes frontais podem ser programadas e seguem o terreno e condições com outro nível de precisão. Da mesma maneira, os 36 segmentos das luzes traseiras podem ser definidos em seis padrões.

As laterais exibem vincos bem demarcados e mantiveram os para-lamas ressaltados da segunda geração. As rodas podem ter tamanhos entre 18 a 20 polegadas. Por seu lado, a traseira exibe lanternas de LEDs ligadas por um filete iluminado - até mesmo a logo das quatro argolas têm iluminação. O coeficiente de penetração aerodinâmica é de 0.30 (0.2 a menos), bom para um SUV.

O interior também mudou na mesma medida. Agora, o painel digital de 11,9 polegadas está integrado visualmente ao visor de 12,8" da central multimídia. Há também head-up display. O tablier tem formato côncavo e tudo está voltado para o motorista. O carregador por indução tem 15 watts (uma potência decente), sendo complementado por duas portas USB-C para os bancos da frente e outras duas para a segunda fileira.

Afora o acabamento mais detalhado, o refinamento é ampliado por várias formas de iluminação ambiente, além do sistema de som SONOS de 12 alto-falantes e 420 watts.

O espaço interno parece ser bom para um SUV da classe, com direito a 488 litros no porta-malas - o volume varia de acordo com o ajuste de distância e inclinação dos bancos de trás.

Sua versão de entrada é equipada com um 1.5 turbo de 150 cv híbrido-leve, quatro cilindros associado ao câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. A versão mais forte com propulsor a gasolina é a 2.0 de 265 cv e 40,8 kgfm, sempre ligada ao sistema de tração integral quattro. Aqueles que preferem diesel tem um 2.0 turbodiesel de 150 cv e 36,7 kgfm.

Porém, o grande destaque é a inédita opção híbrida plug-in, que tem motor 1.5 associado a um elétrico de 115 cv e 33,5 kgfm. Juntos, eles geram 272 cv e 40,8 kgfm. O conjunto de baterias de 25,7 kWh permite até 119 km de autonomia elétrica. A recarga de 10 a 80% pode levar menos de meia hora em um carregador de 50 kW. A Audi destaca que o consumo pode ser de até 58,8 km/l de gasolina.

A parte dinâmica é beneficiada pela oferta de três tipos de suspensão: normal, esportiva e ajustável. O terceiro tipo calcula os diferentes parâmetros de condução para ajustar o comportamento em dois níveis. Além disso, o Q3 conta com o sistema de direção variável como opcional, um mecanismo que permite maior controle quando o volante está mais próximo do centro.

Os sistemas de auxílio à direção incluem sistema de baliza automática, controle de cruzeiro adaptativo, aviso e correção de saída de faixa, reconhecimento de placas de trânsito, sensor de ponto cego, frenagem automática com desvio de situações de emergência, alerta de tráfego cruzado (também na dianteira) e monitoramento de fadiga e atenção.

Uma outra novidade é a possibilidade de memorizar até cinco manobras de estacionamento, incluindo o deslocamento de até 50 metros a velocidades não superiores a 35 km/h. As manobras automáticas de ré são feitas a cerca de 10 km/h.

Na Europa, a terceira geração do Q3 tem preço de entrada de 44.600 euros (281.872 reais), mas a versão híbrida parte de 49.300 euros (311.576 reais). Enquanto isso, o SUV é vendido no Brasil por valores entre R$ 299.990 e R$ 359.990 - em sua carroceria convencional.

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade