Nova geração do Mitsubishi Eclipse Cross aparece na Europa com plataforma Renault
SUV passa a ser totalmente elétrico e agora é versão da Mitsubishi do Scenic E-Tech; e dificilmente virá ao Brasil
A Mitsubishi revelou na Europa a nova geração do Eclipse Cross, modelo bastante conhecido dos brasileiros, inclusive sendo produzido pela HPE no País. Agora, o novo modelo é radicalmente diferente, tendo se tornado um crossover elétrico com base no Renault Scenic E-Tech, graças à Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.
É verdade que por fora, a Mitsubishi trabalhou bem para diferenciar os dois modelos. O Eclipse Cross tem diversas peças da carroceria trocadas, como capô, grade e para-choques. O esforço foi para deixá-lo com a atual "cara" da marca, com os LEDs diurnos em bumerangue abaixo do farol, que tem perfil estreito.
No entanto, ainda assim, uma olhada no perfil entrega o parentesco com o Scenic. O mesmo ocorre com o interior, que é praticamente idêntico ao Renault. Estão lá as duas telas, de 12,3? para os instrumentos e de 12? vertical para o sistema multimídia. Exclusivos do Eclipse serão os revestimentos dos bancos e alguns detalhes de acabamento, como as rodas de 19? ou 20? dependendo da versão.
O motor é o mesmo frontal elétrico de 217 cv e 30,6 kgfm que equipa o Scenic E-Tech. Segundo a marca, o Eclipse acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e chega a 170 km/h de velocidade máxima. A bateria é de 87 kWh entrega autonomia de até 600 quilômetros no ciclo WLTP.
Em 2026 é esperado que seja lançada uma versão com uma bateria menor, de 60 kWh, e cerca de 420 km de autonomia. No Scenic, o motor que acompanha esse conjunto tem 170 cv e 28 kgfm de torque. E assim como o modelo da Renault, o Eclipse também será produzido na fábrica de Douai, na França, fazendo com que dificilmente ele chegue a mercados fora da Europa.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!