Limpeza das rodas exige atenção especial; saiba mais
Poucos motoristas sabem, mas as rodas dos carros exigem atenção especial na hora da limpeza. O uso de equipamentos ou produtos inadequados pode danificar a pintura e gerar corrosão, que aumentam o risco de rachaduras na estrutura.
Rodas de aço e a calota central devem ser lavadas periodicamente com uma esponja destinada exclusivamente para isso. O pó das pastilhas de freio, que se acumula nelas, pode ser eliminado com água, shampoo ou sabão neutros. É recomendado que danos na pintura das rodas de aço sejam rapidamente eliminados, antes que se forme ferrugem no local.
Nunca se deve lavar as rodas ou os pneus com mangueiras de pressão de jato concentrado. No caso das rodas, o cuidado é para não estragar a pintura, mas no caso dos pneus, os danos, às vezes invisíveis, podem causar até risco de acidentes. Essas rodas também pedem cuidado especial em zonas litorâneas, devido à maresia, que acelera a formação de ferrugem.
Nas rodas de liga leve é bom tomar cuidado com a camada protetora de verniz. Caso ela seja danificada por fatores externos, como pedras, por exemplo, deve-se fazer imediatamente a repintura. Não se deve usar detergentes domésticos superconcentrados, que podem danificar a pintura ou o polimento. Nessas rodas, se usada a mesma cera aplicada na carroceria dos veículos, o acabamento pode ficar mais brilhante.
De acordo com Rodrigo Martins, gerente da empresa Rodas Shock, produtos como soda e similares não devem ser usados. No caso das rodas com verniz, a empresa recomenda o uso de uma esponja macia para fazer a limpeza. “Não é necessário o uso de escovas. O verniz tem uma superfície muito lisa, o que faz a sujeira desgrudar com facilidade”, observa Martins. Ele diz ainda que rodas de liga leve não costumam apresentar problemas com maresia, por serem feitas de alumínio, material imune à ferrugem.
A lavagem de rodas pintadas deve ser feita com detergente suave, e que seja projetado para o acabamento automotivo, justamente para não causar uma aparência opaca. É sempre recomendado usar luva específica para limpeza, ou uma esponja macia, e nunca escovas ou esponjas abrasivas, que podem causar riscos ou danificar o acabamento. Nas rodas cromadas o processo é o mesmo, mas com cuidados adicionais, pois a cromagem é mais delicada. É preciso se certificar de que o produto utilizado não contenha abrasivos, pois estes danificam o acabamento. Quem passa muito tempo em regiões litorâneas precisa dobrar os cuidados, devido à maresia, pois as rodas cromadas são muito sensíveis.