Maior limite de velocidade em estradas do mundo passa a ser na República Tcheca
País europeu começa a testar novo limite de velocidade de 150 km/h nas rodovias do país; decisão gera entusiasmo e debates por autoridades em toda região
Não é só questão de segurança. Os limites máximos de poluentes também impedem que as autoridades aumentem os limites de velocidade em estradas mundo afora. Foi assim na Áustria, que tentou elevar os limites de 130 km/h para 140 km/h entre 2018 e 2020, mas a medida foi revogada pela ministra do clima por conta do aumento das emissões locais de CO2. Agora, a Chéquia (antiga República Checa) segue pelo mesmo caminho e passa a estabelecer limite de 150 km/h - 20 km/h a mais na comparação com o atual limite.
O país é o primeiro da União Europeia a testar um limite tão alto. Por lá, a nova regra valerá, a partir do mês que vem, para a estrada D3, que liga as cidades de Tábor e Ceské Budejovice. O trecho tem aproximadamente 50 km.
Ademais, quem transita com o veículo em velocidade inferior à metade da velocidade máxima estabelecida para a via - a menos que as condições de tráfego e meteorológicas não o permitam -, salvo se estiver na faixa da direita, comete infração média.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!