Iveco lança caminhão extrapesado de R$ 360 mil
- Karina Craveiro
- Direto de São Paulo
A Iveco lançou nesta quarta-feira, em São Paulo, a nova geração do Stralis, que já emplacou 22 mil unidades desde sua estreia no Brasil, em 2004. Fabricado em Sete Lagoas, em Minas Gerais, o modelo parte de R$ 220 mil na configuração 4X2, com 330 cavalos de potência, e chega a RS 360 mil na configuração 6X4, com 480 cavalos de potência. Entre os concorrentes do modelo da Iveco estão o Volvo FH, o MAN TGX, os Mercedes-Benz Axor e Actros e o Scania R.
Entre as novidades da nova geração estão a transmissão automatizada de 16 velocidades e os novos motores Ecoline 9.0 l e 13.0 l, com tecnologia Euro 5, fabricados pela FPT Powertrain Technologies. Itens como econômetro acoplado ao painel, com medição de consumo instantâneo e de pressão do turbo, ar-condicionado, tanques de alumínio, e suspensão pneumática da cabine foram acrescentados à nova linha.
O cenário atual do mercado de caminhões é desfavorável. Com vendas em queda no primeiro semestre do ano, segundo a Associação Nacional dos Veículos Automotores (Anfavea), a oferta de crédito é restrita por conta da alta inadimplência no País e o nicho de pesados e extrapesados sofre com a crise na indústria e na agricultura. Na tentativa de não perder os 12% de participação no segmento, a Iveco lançou a nova geração do Stralis.
Para Alcides Cavalcanti, diretor comercial da fabricante, a crise foi impactante no mercado, e a mudança no índice de emissões - que exige novos motores Euro 5, no lugar do Euro 3, - encareceu em cerca de 8% o preço dos caminhões. "Mas há sinais de recuperação, principalmente a partir do primeiro trimestre de 2013. Não perdemos mercado e o novo Stralis vem para firmar a participação da marca no mercado. Queremos chegar a 15% no nicho", disse.