Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Inflação de Pneus com nitrogênio: confira vantagens ocultas para carros do dia a dia

A especialista em veículos tecnológicos, Mila Oliver, revela os benefícios ocultos da inflação de pneus com nitrogênio

Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução

Você já considerou encher os pneus do seu carro com nitrogênio? Embora não seja uma prática comum e pouco discutida para veículos do dia a dia, utilizar nitrogênio na calibragem dos pneus pode trazer inúmeras vantagens tanto para o seu veículo quanto para o seu bolso. O nitrogênio, um gás inerte capaz de suportar altas temperaturas, tem sido utilizado há algum tempo em aeronaves e veículos de alto desempenho, como Fórmula 1, carros da Indy e Stock Cars.

Diferentemente do ar comprimido convencional, o nitrogênio oferece maior segurança e aumenta a durabilidade dos pneus. Sua composição livre de oxigênio e umidade evita danos à malha de aço da roda e ao próprio pneu. Embora a diferença na composição entre o nitrogênio e o ar comprimido não seja significativa - ambos contêm cerca de 78% de nitrogênio -, a estabilidade química do nitrogênio é sua grande vantagem na prática.

Uma das vantagens mais notáveis da inflação de pneus com nitrogênio é a redução na perda de pressão. O nitrogênio possui menor permeabilidade através da borracha do pneu, garantindo que o pneu permaneça devidamente inflado por um período mais longo. Isso resulta em menor desgaste e maior estabilidade, já que a pressão interna se mantém constante mesmo com flutuações de temperatura durante uma viagem.

Foto: Reprodução

Embora o custo seja um fator considerável, Mila Oliver destaca que o principal vilão é o uso do nitrogênio para encher os pneus, podendo chegar a custar até R$ 10 por roda. Em contrapartida, a calibragem rotineira com nitrogênio requer metade desse valor. No entanto, aqueles que optam por utilizar o nitrogênio o fazem para proteger o investimento em seus pneus e, em algumas situações, acabam sendo obrigados a circular com pneus com pressão baixa até encontrarem um local que ofereça esse serviço. Apesar disso, considerando a conservação da parte metálica e a durabilidade dos pneus a longo prazo, a opção pelo nitrogênio pode ser financeiramente atrativa.

Em resumo, a inflação de pneus com nitrogênio pode trazer benefícios significativos para carros do dia a dia. A estabilidade química desse gás inerte resulta em menor desgaste dos pneus, maior estabilidade durante a condução e redução da perda de pressão. Embora o custo inicial possa ser um obstáculo, a conservação dos pneus e a durabilidade a longo prazo podem tornar a opção pelo nitrogênio uma escolha vantajosa para os motoristas preocupados com a segurança e o desempenho de seus veículos.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade