Inédita picape anti-Toro da BYD aparece em flagra pela primeira vez
Baseada no BYD Song Plus, nova picape híbrida plug-in da marca chinesa terá porte menor do que a Shark e deve ser revelada em breve na China
A linha de picapes da BYD ficará maior em breve. Quase um ano depois de lançar a Shark, a marca chinesa se prepara para apresentar mais uma picape, desta vez, baseada no SUV Song Plus. É o que indica um flagra feito pelo site chinês Auto Home. Ainda sem nome definido, a nova picape da BYD terá porte de Fiat Toro e Ford Maverick e deve chegar ao mercado ainda este ano.
O flagra revelou alguns detalhes interessantes da próxima picape da BYD. O primeiro deles é o forte parentesco com o Song Plus. É possível ver que os faróis e as portas dianteiras são os mesmos do SUV híbrido plug-in, que também deve compartilhar outros componentes e parte da estrutura com a picape. Apesar disso, alguns detalhes serão exclusivos do novo modelo.
É o caso do para-choque e a grade frontal, as portas traseiras e a parte da caçamba, que traz lanternas que lembram o BYD Shark. A julgar pelas fotos, as medidas serão próximas às de picapes intermediárias, como o Fiat Toro, Ford Maverick, Hyundai Santa Cruz e Ram Rampage. A carroceria será monobloco.
O nome da nova picape pode ter inspiração na Shark atual. De acordo com a imprensa chinesa, o novo modelo pode se chamar Shark 4, uma vez que o BYD Shark vendido no Brasil é comercializado em alguns países como Shark 6. No entanto, a marca chinesa pode optar por um nome exclusivo para outros mercados, para diferenciar mais os dois modelos.
Dentre as possibilidades, estão um nome inédito ou até mesmo uma variação do Song, que é o modelo mais vendido da marca no mundo. Por dentro, a picape deve ter personalidade própria, mas sem deixar de lado o painel digital e a central multimídia giratória característica dos carros da BYD.
Sob o capô, a nova picape anti-Toro da BYD deve contar com um sistema híbrido plug-in formado pelo motor 1.5 e dois propulsores elétricos. Dependendo da versão, a picape pode ter o motor 1.5 aspirado ou 1.5 turbo, como o BYD Song Plus, com até 324 cv de potência. Já a tração será dianteira ou integral nas quatro rodas, variando de acordo com a configuração.
Com isso, a plataforma pode ser a DM-O, que é exclusiva para carros híbridos da BYD com pegada mais fora-de-estrada. A picape inédita da BYD deve ser revelada nos próximos meses na China, chegando a outros países logo depois. Dentre eles, está o Brasil, que pode receber o modelo inicialmente importado e depois com produção local em Camaçari (BA).