Hyundai trabalha em novo propulsor a combustão para esportivos de motor central
Novo motor será diferente de tudo que marca já fez até hoje e está em desenvolvimento há mais de uma década com diversos desafios sendo superados
A Hyundai continua desenvolvendo silenciosamente um projeto que pode mudar a percepção sobre seus carros esportivos. Após mais de uma década de pesquisas, a marca confirmou que continua investindo no desenvolvimento de um motor a combustão de alto desempenho voltado para modelos de motor central e tração traseira. O projeto, que começou em 2012 sob o nome RM (Racing Midship), já deu origem a diversos protótipos, mas até hoje nenhum deles chegou às linhas de produção.
A confirmação veio por meio de um vídeo oficial divulgado pela divisão sul-coreana da Hyundai, no qual um pesquisador da equipe de design de motores revela que o novo propulsor MR (midship, rear-wheel drive) está em fase ativa de desenvolvimento.
O engenheiro descreve o motor como um bloco de altas rotações e desempenho elevado, ressaltando que a equipe tem enfrentado "muitos desafios" no processo, mas que está conseguindo superá-los gradualmente. Segundo a Hyundai, o objetivo é criar um motor que "atenda às exigências do mercado e possa ser produzido em larga escala sem problemas".
O conteúdo da gravação gerou especulações sobre qual tipo de motor está em desenvolvimento. A própria marca descreve o projeto como "um motor que nunca existiu antes", com arquitetura "muito diferente" das convencionais, o que sugere uma iniciativa inédita, diferente do V8 biturbo criado pela Genesis Magma Racing para o protótipo GMR-001, voltado às competições de endurance. Esse V8, desenvolvido pela Hyundai Motorsport na Alemanha, deriva em parte do motor 1.6 turbo usado no WRC, compartilhando cerca de 60% de seus componentes.
Ainda sem confirmação oficial, há três possibilidades em pauta: o novo motor pode ser uma evolução do V8 destinado a uso civil, um projeto específico para um superesportivo da linha Hyundai N ou da nova divisão Genesis Magma, ou até mesmo o desenvolvimento de duas famílias de motores distintas, uma para competição e outra para carros de rua.
Paralelamente, a marca continua despertando expectativa com o conceito N Vision 74, esportivo híbrido de célula de combustível e baterias que promete 671 cv e visual inspirado no clássico DeLorean DMC-12. Com o avanço dos testes e o discurso mais aberto da Hyundai sobre o projeto, o aguardado esportivo de motor central da marca parece cada vez mais perto de sair da fase de protótipo.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!