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Haval H9 encorpa lista dos SUVs de 7 lugares à venda no Brasil; veja os modelos

Com a chegada do GWM Haval H9 e da nova linha Aircross, Jornal do Carro decidiu resgatar a lista dos principais SUVs de 7 lugares disponíveis no mercado

18 set 2025 - 11h00
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O GWM Haval H9 chegou e já virou notícia. Na última sexta-feira (12), o SUV mal estreou no Brasil e já teve o primeiro lote esgotado. Mais precisamente, foram 600 unidades em apenas sete horas. Isso porque o carro custava R$ 309 mil (agora, com o fim do preço promocional, passa a custar R$ 319 mil). Entre os segredos do sucesso, garantia de dez anos, preço R$ 100 mil mais em conta do que os principais concorrentes e, não menos importante, a funcionalidade dos sete assentos. E é de olho nessa nova oferta que o Jornal do Carro resolveu atualizar a lista dos modelos de sete lugares disponíveis no Brasil.

Mas, antes de falar sobre as principais características e preços desses SUVs, cabe também lembrar que a linha Aircross foi atualizada. Agora, além de mexer um pouco no carro e trazer de volta a versão XTR, a Citroën aposta forte nas configurações de sete lugares - apenas a versão de entrada tem cinco assentos. Continua, portanto, o modelo de sete lugares mais barato do Brasil.

Ainda assim, o Aircross não consegue o mesmo sucesso de seu principal rival, o Chevrolet Spin, que reina absoluto no segmento. Logo atrás, vêm Toyota SW4, que já ocupa outra faixa de preços e passa dos R$ 400 mil. Mas se tem gente que acha o asiático caro, cabe pontuar que não passa nem perto de exemplares europeus, como Audi Q7 (R$ 691.990), Discovery (817.990) e BMW X7 (R$ 1.282.950). Agora, sem mais spoilers, vamos à lista dos principais carros de sete lugares vendidos no Brasil. O ranking parte do modelo mais barato e vai até o mais caro. Confira:

Citroën Aircross (parte de R$ 117.990)

Citroën Aircross XTR
Citroën Aircross XTR
Foto: Citroën/Divulgação / Estadão

A Citroën acaba de realizar mudanças no Aircross para (pelo menos, tentar) tirar vendas do Spin. Para isso, aposta no custo-benefício e tem preços a partir de R$ 177.990. Mas é promoção, pois o preço original fica R$ 6.000 mais caro. Tem motor 1.0 turboflex, que entrega 130 cv de potência máxima, além de 20,4 mkgf tanto com gasolina quanto com etanol no tanque. Tem câmbio CVT que simula sete marchas. Na lista de equipamentos, destaque para central multimídia com tela de 10?, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, vidros e travas elétricos e rodas de 16?.

Chevrolet Spin (R$ 150.790)

Chevrolet Spin
Chevrolet Spin
Foto: Chevrolet/Divulgação / Estadão

Mesmo com o velho conhecido motor 1.8 flex aspirado de 111 cv e 17,7 mkgf, a Chevrolet Spin ainda tem legião de fãs (inclusive, frotistas). São quatro versões disponíveis, mas só a partir da configuração LTZ (já com câmbio CVT com simulação de 7 marchas), de R$ 150.790, que o modelo carrega sete pessoas. Tem seis airbags, faróis e lanternas de LEDs, câmera de ré, painel digital de 8?, central multimídia MyLink com tela de 11?, partida por botão, sensor de estacionamento e rodas de alumínio com 16? fazem parte da lista de equipamentos.

Caoa Chery Tiggo 8 (R$ 194.990)

Caoa Chery Tiggo 8
Caoa Chery Tiggo 8
Foto: Caoa Chery/Divulgação / Estadão

Se a família cresceu, o Caoa Chery Tiggo 8 pode ser uma boa opção na garagem. Tem motor 1.6 turbo de 187 cv e 28 mkgf pareado ao câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas. Na configuração Pro, parte de R$ 194.990. Em medidas, são 4,70 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,70 de altura e 2,71 m de entre-eixos. Já o porta-malas carrega 193 litros na configuração com sete lugares e 889 l sem a terceira fileira de bancos. Vem com central multimídia de 10,25?, painel digital de 12,3?, carregador de celular por indução, entre outros itens.

Jeep Commander (R$ 220.990)

Jeep Commander
Jeep Commander
Foto: Jeep/Divulgação / Estadão

Bastante conhecido no mercado, o Jeep Commander é outra opção no segmento de sete lugares. São cinco configurações de acabamento e os preços partem de R$ 220.990. Há duas opções de motorização. A primeira é a 1.3 turboflex de até 185 cv e 27,5 mkgf, além de câmbio automático de seis marchas. Já a segunda traz o 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 mkgf de torque, atrelado ao câmbio automático de nove marchas. É o mesmo que equipa Fiat Toro e Ram Rampage. Em medidas, são 4,77 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,68 m de altura e 2,79 m de entre-eixos. O porta-malas tem 233 litros com sete lugares e 661 l com cinco.

Volkswagen Tiguan Allspace R-Line (R$ 305.990)

Volkswagen Tiguan Allspace R-Line
Volkswagen Tiguan Allspace R-Line
Foto: Estadão / Estadão

O Tiguan Allspace é a opção da Volkswagen no universo dos SUVs de sete lugares. Disponível em versão única R-Line, o SUV é equipado com motor 2.0 turbo que entrega 186 cv e 30,6 mkgf, além de câmbio automático de oito marchas e tração dianteira. Tem preço de R$ 305.990. Nas medidas, são 4,73 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,66 m de altura e entre-eixos de 2,79 m. Seu porta-malas carrega 686 litros com cinco lugares e 216 l quando os dois assentos sobressalentes estão armados. Na lista de equipamentos, quadro de instrumentos digital de 10,25?, central multimídia de 8?, ar-condicionado de três zonas, alerta de tráfego cruzado, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de estacionamento e frenagem automática de emergência.

GWM Haval H9 (R$ 319 mil)

GWM Haval H9
GWM Haval H9
Foto: Vagner Aquino/Estadão / Estadão

O chinês da GWM chegou com o preço arrebatador de R$ 309 mil. Agora, com o primeiro lote esgotado, passa a custar R$ 319 mil. O SUV de sete assentos conta com motor 2.4 turbodiesel de 184 cv e 48,9 mkgf de torque, com 50% disponível já aos 1.000 rpm. Em medidas, 4,95 metros de comprimento, 1,98 m de largura, 1,93 m de altura e 2,85 m de entre-eixos. Oferece itens como tração 4x4 com bloqueio dianteiro e traseiro, ar-condicionado de três zonas, cruise control para off-road e estribos laterais elétricos retráteis, por exemplo, e vem com seis air bags, sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS 2+), que incluem controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go, alerta de ponto cego e assistente de permanência em faixa.

Mitsubishi Pajero Sport (R$ 355.990)

Mitsubishi Pajero Sport
Mitsubishi Pajero Sport
Foto: Daniel Teixeira/Estadão / Estadão

Também com sete lugares disponíveis, o Mitsubishi Pajero Sport parte de R$ 355.990 na versão de entrada HPE. Equipado com motor 2.4 turbodiesel de 190 cv e 43,9 mkgf, o modelo tem câmbio automático de oito marchas e tração nas quatro rodas. São 4,78 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,80 m de altura e 2,80 m de entre-eixos. No porta-malas, capacidade para 120 litros com sete assentos e de 502 l com a terceira fileira rebatida. Tem, na lista, sistema de frenagem autônoma, assistente de rampas, bem como faróis, e lanternas de LEDs.

Chevrolet Trailblazer (R$ 411.690)

Chevrolet Trailblazer
Chevrolet Trailblazer
Foto: Chevrolet/Divulgação / Estadão

Outro concorrente do novato H9 é o Chevrolet Trailblazer. Por R$ 411.690, leva debaixo do capô o motor 2.8 turbodiesel de 207 cv e torque de 51 mkgf. O câmbio é automático de seis marchas e a tração, sempre integral. São, no total, 4,88 metros de comprimento, 1,90 de largura, 1,84 m de altura e entre-eixos de 2,84 m. No porta-malas vão 205 litros com sete lugares e 554 l com capacidade para até cinco ocupantes. Vem com seis airbags, ar-condicionado digital, ACC, sensores de estacionamento e de chuva, central multimídia MyLink, com tela de 8, Wi-Fi nativo e outros itens.

Toyota SW4 (R$ 412.190)

Toyota SW4
Toyota SW4
Foto: Toyota/Divulgação / Estadão

O mais vendido entre os SUVs grandes de sete lugares é o Toyota SW4. Parte de R$ 412.190. Sob o capô está o motor 2.8 16V turbodiesel que entrega 200 cv e 50,9 mkgf. O câmbio é automático de seis marchas e a tração é integral. Tem 4,79 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,83 m de altura e 2,74 m de entre-eixos. Com sete lugares, a capacidade do porta-malas é de 180 litros. Na lista, sete airbags, sistema de alerta de mudança de faixa, assistente de descida e subida, central multimídia de 9? com oito alto-falantes.

BYD Tan (R$ 536.800)

BYD Tan
BYD Tan
Foto: ALEX SILVA/ESTADÃO / Estadão

Como o único elétrico da lista, o BYD Tan foi um dos primeiros modelos dessa nova leva da marca no Brasil. Não fez tanto sucesso como alguns integrantes - como Dolphin Mini e Song, entre outros -, mas está disponível para venda por R$ 536.800. Para se mover, conta com dois motores elétricos que geram 517 cv e 69,3 mkgf. A tração é integral. De acordo com dados do Inmetro, a autonomia máxima total é de 430 km. Com 4,87 metros de comprimento, 2,82 m de entre-eixos, 1,95 m de largura e 1,72 m de altura, oferece lista recheada de itens, como piloto automático adaptativo, reconhecimento de faixa, frenagem automática de emergência, câmeras de alta resolução até dentro da cabine e a central multimídia giratória de 15,6?.

Volvo XC90 (R$ 679.950)

Volvo XC90
Volvo XC90
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

O Volvo XC90 Recharge é o único híbrido plug-in da lista, mas também um dos mais caros do mercado. Tem preço inicial de R$ 679.950. O SUV combina motor 2.0 a combustão a um elétrico que, juntos, geram 462 cv e 72,2 mkgf. A autonomia com o uso exclusivo do propulsor elétrico é de até 47 km. Tem câmbio automático de nove marchas e tração integral sob demanda. Medidas: 4,95 metros de comprimento, 1,77 metro de altura, 1,96 m de largura e entre-eixos de 2,98 m. Dessa forma, o porta-malas carrega 316 l com a terceira fileira de bancos armada. Destaque entre os equipamentos estão central multimídia com sistemas do Google integrados, head up display e câmeras 360º.

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Estadão
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