GWM Tank 300 mostra que chineses estão à frente em tecnologia híbrida; leia a avaliação
Jipe 4x4 tem o sistema híbrido plug-in mais moderno da GWM, que une motor 2.0 turbo a gasolina e motor elétrico, além de bateria com alcance elétrico de 75 km
Quem diria uns anos atrás que um jipe 4x4 para trilha poderia ser híbrido? Até pouco tempo, era obrigatório ter motor a diesel nesses modelos. Uma das exceções era o Suzuki Jimny, o pequeno "samurai", com seu motor a gasolina. Nem SUVs compactos, como o Jeep Renegade, conseguiram se firmar. Mas eis que um chinês híbrido chegou para mudar essa concepção: o GWM Tank 300.
Importado da China desde abril, o jipão trouxe ao País o conjunto híbrido plug-in mais poderoso da marca oriental. O sistema Hi4T une um motor 2.0 turbo de injeção direta de gasolina e outro elétrico acoplado ao câmbio automático de 9 marchas. Juntos, geram 394 cv de potência e um torque máximo de 76,5 mkgf.
Pelo preço de R$ 339 mil (que incluí o carregador Wallbox), o jipe chinês da GWM não tem concorrentes diretos com a mesma proposta. É bem mais barato que um Jeep Wrangler (R$ 499.990) e custa quase o mesmo que um Commander Blackhawk 4x4 com motor 2.0 turbo (R$ 324.990). Porém, o Tank 300 é PHEV.
Ou seja, roda elétrico e com gasolina. Além disso, é fartamente equipado com recursos de última geração, como radares e sensores, e sistemas do pacote ADAS. Tem teto solar, controle de cruzeiro com modo off-road, sistema de capô invisível que mostra o piso à frente na tela do multimídia e o Tank Steering, que reduz o diâmetro de giro em 20% para manobras em espaço reduzido.
Pelo pacote e pelo conjunto híbrido, o Tank 300 impressiona, entregando muito, inclusive no acabamento. Mas vale dizer que, apesar de potência e torque de sobra, não é um carro para acelerações fortes e condução feroz. Seu ponto forte é a robustez e a eficiência do sistema PHEV, que tem até a função V2L, que permite usar a bateria do carro como fonte de energia para ligar equipamentos e até uma cafeteira no camping. Nada mal!
PRÓS
Alta tecnologia a bordo, sistema híbrido eficiente, bom acabamento, amplo espaço na cabine e robustez 4x4;
CONTRAS
Abertura lateral do porta-malas, visual com forte inspiração em modelos tradicionais e preço de SUV de luxo.
FICHA TÉCNICA
GWM Tank 300
- Motor: 2.0 turbo, gasolina + elétrico
- Potência máxima combinada: 394 cv
- Torque máximo combinado: 76,5 mkgf
- Câmbio: Automático, 9 marchas; Tração 4x4 com opções 2H, 4H e 4L
- Bateria: 37,1 kWh
- Recarga: AC em 6,5h e DC
- Autonomia elétrica: 75 km (Inmetro)
- Comprimento: 4,76 metros
- Entre-eixos: 2,75 metros
- Altura: 1,90 metros
- Largura: 1,93 metros
- Altura do solo: 22,2 cm
- Porta-malas: 360 litros (836 l até o teto)
- Aceleração 0-100 km/h: 6,8 segundos
- Velocidade máxima: 180 km/h (limitada)
- Preço: R$ 339.000 (c/carregador Wallbox)
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