GR Corolla mostra até onde um 'carro de tiozão' pode chegar em termos de alto desempenho
Versão extrema do Toyota Corolla é a única disponível com carroceria hatchback e tem preparação de pista, além de ser numerada; preço é de esportivo alemão
O Toyota Corolla é um dos carros mais esportivos que se pode comprar hoje no Brasil abaixo de R$ 500 mil. Não acredita? Estamos falando do GR Corolla, a versão preparada da linha do modelo. Até 2023, a japonesa nunca havia oferecido no País a versão hatchback. Ela tem o visual do Corolla norte-americano, mais arrojado que o europeu visto no sedã, de linhas elegantes.
Perfeito, portanto, para o GR Corolla, que veio disputar um segmento praticamente extinto - e que renasceu com ele e o arquirrival Honda Civic Type R, lançado no mesmo ano. Para resumir, o Toyota é um hatch esportivo com numeração limitada, chassi reforçado e todo modificado pelo time de competição da marca japonesa, a Gazoo Racing (daí a sigla GR).
View this post on Instagram
Ou seja, estamos falando de um modelo feito para acelerar -esqueça essa coisa de "carro de tiozão". O GR Corolla está mais para o nível de esportivos alemães, com o adicional de ter, por exemplo, freios redimensionados, rodas forjadas BBS e suspensão com ajuste bem firme e tração integral para grudar no asfalto em tomadas de curva. A direção é claramente mais direta e visceral.
GR Corolla tem 1.6 tricilíndrico manual
Com apenas 99 unidades trazidas ao Brasil, o GR Corolla é quase um carro de colecionador. Porém, com a vantagem de estar pronto para ser colocado à prova em uma pista. O hatchback tem números surpreendentes extraídos de uma mecânica inusitada: motor 1.6 de três cilindros a gasolina e câmbio manual de seis marchas.
O conjunto gera 304 cv de potência a 6.500 rpm e 37,7 mkgf de torque máximo a 3.000 giros combinando sistemas de injeção direta e indireta e turbo. Conforme a Toyota, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,9 segundos e a velocidade máxima atinge 229 km/h. O câmbio tem engates curtos e secos.
Ao volante, o ponto alto do GR Corolla é a tração integral GR-Four. Um seletor no console entre os bancos permite ajustar a força entre os eixos: dá para colocar a tração mais na dianteira (60/40) ou na traseira (30/70), ou ainda em modo automático (50/50). O hatch também conta com diferenciais torsen nos dois eixos, que ajudam a distribuir melhor o torque entre as quatro rodas.
Um Corolla insinuante por dentro e por fora
A despeito do nome popular, o GR Corolla é quase uma obra de arte da Toyota. Na parte externa, o "hot hatch" tem vários detalhes que chamam a atenção. Por exemplo, o capô e o para-choque frontal têm fendas e entradas de ar que ajudam na aerodinâmica, no fluxo de admissão do motor e na refrigeração dos freios.
Nas laterais, as caixas de rodas contam com molduras geométricas que deixam o modelo com aparência larga e bruta. Aliás, o GR Corolla vem com rodas BBS forjadas de 20 polegadas, além de freios redimensionados. Além disso, o chassi do esportivo tem 349 pontos de solda adicionais e reforços estruturais. Para completar, a versão que aceleramos (Circuit) tem teto de fibra de carbono.
A bordo, o motorista encontra bancos esportivos do tipo concha e freio de mão por alavanca. O painel é o mesmo do Corolla sedã, exceto pelo multimídia menor, de 7?, e pelos muitos detalhes vermelhos. O console traz uma plaquinha com o número de série e o logotipo GR aparece nos bancos, pomo do câmbio e volante. Por fim, as pedaleiras de alumínio também completam o pacote.
Uma máquina para acelerar e sorrir
Embora seja totalmente voltado à condução esportiva, o GR Corolla não descarta tudo para ficar mais leve. Há muitos itens de conforto e segurança na lista, como, por exemplo, ar-condicionado de duas zonas, chave presencial com partida por botão e vidros elétricos nas quatro portas com acionamento por um toque.
Também são de série 7 airbags e vários recursos avançados de segurança, como farol alto automático, frenagem autônoma de emergência e assistente de manutenção de faixa. Outro item interessante é o display de 12,3? do quadro de instrumentos que mostra dados como a pressão aerodinâmica ("força G").
Ao volante, o GR Corolla tem acelerações intensas e relações de marcha curtas, o que torna a tocada dinâmica e imersiva. A direção elétrica entrega respostas rápidas e peso adequado, dando a impressão de que o hatch anda em trilhos. Nas curvas, impressiona a aderência e equilíbrio - quase sem oscilações.
Apesar de ser claramente voltado à condução em pista, o GR Corolla oferece três modos de condução (Eco, Normal e Sport). Assim, tem ajustes mais "mansos" para o uso urbano. Mas vale dizer que, independente deles, o ronco encorpado dos três escapes na traseira é quase uma mensagem subliminar te convidando a acelerar. A saída central amplifica o grave e dá o tom.
PRÓS
Hatch entrega experiência de pista com preparação de suspensão e freios, e itens como bancos tipo concha e teto de fibra de carbono (na versão Circuit); Toyota dá 10 anos de garantia.
CONTRAS
Suspensão e direção mais firmes tornam o GR Corolla menos confortável no dia-a-dia, e preço é de esportivo de luxo.
FICA TÉCNICA
- Motor: 1.6, três cilindros, turbo, injeção direta de gasolina
- Potência máxima: 304 cv a 6.500 rpm
- Torque máximo: 37,7 mkgf a 3.000 rpm
- Câmbio: Manual, seis marchas
- Tração: Integral GR-Four
- Comprimento: 4,40 metros
- Largura: 1,85 metro
- Altura: 1,48 metro
- Entre-eixos: 2,64 metros
- Porta-malas: 450 litros
- Tanque de combustível: 50 litros
- Aceleração 0-100 km/h: 4,9 segundos
- Velocidade máxima: 229 km/h
- Preço sugerido: R$ 461.990
- Garantia: 10 anos
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!