Script = https://s1.trrsf.com/update-1754487910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Golpe da multa: bandidos estão deixando avisos de infração com QR Code para pagamento

Imagem que parece meme compartilhado em aplicativos de mensagens instantâneas mostra notificação de infração com QR Code para ver e pagar multa; Detran-SP faz alerta sobre golpe

29 mai 2025 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários

Bandidos estão aplicando um novo golpe com notificação de multa em São Paulo. Uma imagem que circula nas redes sociais - e tem sido bastante compartilhada em aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp - mostra um aviso de multa deixado sobre o para-brisas de um veículo. Supostamente, uma notificação deixada por um agente fiscal de trânsito.

Papel deixado por criminosos no para-brisas de veículos avisa sobre multa por estacionar em local proibido e traz QR Code para pagamento
Papel deixado por criminosos no para-brisas de veículos avisa sobre multa por estacionar em local proibido e traz QR Code para pagamento
Foto: Instagram / Estadão

Embora simples, o papel tem impressão colorida e traz o logotipo do Detran-SP. O comunicado diz "Veículo estacionado em local proibido". E, logo abaixo, exibe um QR Code com a instrução para escanear o código "para ver ou pagar sua multa".

Pois, segundo o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, trata-se de um novo golpe em uso por criminosos. Em postagem nas redes sociais (veja abaixo), o Detran-SP diz que "não deixa notificações em papel no para-brisas de veículos, nem utiliza QR Code para pagamento de valores".

O órgão de trânsito paulista recomenda que os motoristas desconfiem de qualquer aviso deixado no veículo - "é golpe". E que não escaneem os códigos e nem paguem qualquer valor cobrado. Além disso, o Detran-SP recomenda que o cidadão que encontrar um bilhete como este faça um boletim de ocorrência eletrônico.

Conforme o órgão, todas os avisos de infração são enviados pelos correios e neles não há QR Code para o pagamento de valores - o código apenas redireciona o acesso para o portal do Detran-SP. Por fim, o departamento lembra que as multas podem ser acessadas no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Estadão
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade