Geely EX5 é elétrico, tem pacote refinado e preço de SUV a combustão; leia as impressões
Novo SUV chinês tem apoio de pós-vendas da Renault e tem duas versões partindo de R$ 205.800 com até 413 km de autonomia
A Geely deu início às vendas do EX5, SUV médio 100% elétrico que traz de volta a montadora chinesa ao Brasil. Agora parceria da Renault, a dona da Volvo e de outras marcas estreia em nova fase com o modelo importado da China em duas versões. São elas a Pro, por R$ 205.800, e a Max, a R$ 225.800. Os valores são R$ 10 mil maiores que os da pré-venda, encerrada recentemente.
Com 4,61 metros de comprimento, 1,90 m de largura e 2,75 m de entre-eixos, o Geely EX5 chega para disputar espaço SUVs híbridos como BYD Song Plus e GWM Haval H6, mas se destaca por ser 100% elétrico. Sob o capô, traz motor dianteiro de 218 cv de potência e 32 mkgf de torque. A bateria tem 60,2 kWh de capacidade e a autonomia varia conforme a versão.
Segundo o Inmetro, o EX5 Pro roda até 413 km com uma carga completa e acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. Já o EX5 Max tem autonomia de 349 km e cumpre a prova em 7,1 segundos, mas se diferencia pelo pacote mais recheado.
A versão topo de linha vem de série com controle de cruzeiro adaptativo (ACC), teto solar, rodas de 19? e bancos dianteiros com função de massagem. Ambas trazem central multimídia com tela de 15,4?, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, além de bancos com ajustes elétricos e bom conjunto de segurança.
A diferença na autonomia se deve ao maior peso e ao funcionamento dos itens da versão mais completa, como os bancos com massagem e o teto solar. Equipamentos como o ACC e monitores de ponto cego e faixa de rolamento também consomem mais energia e impactam a autonomia total.
Mas, segundo a Geely, a pequena diferença de preço entre as duas versões (R$ 20 mil) não deve ser um empecilho às vendas da mais barata, que compensa a falta desses itens com maior alcance.
O modelo já está disponível nas primeiras loja da rede Geely no Brasil. A marca inicia sua operação com 23 concessionárias em 19 Estados. A primeira unidade foi inaugurada em São José dos Pinhais (PR), justamente onde fica a fábrica da Renault. A loja de São Paulo deve abrir as portas em agosto. Além das lojas, a chinesa já tem estandes em 22 shoppings pelo País.
Além da rede própria, a Geely vai compartilhar a estrutura de logística, distribuição de peças e pós-venda com a Renault. Isso significa, por exemplo, que algumas dessas concessionárias serão coligadas com revendas Renault, compartilhando a seção de serviços, e algumas lojas Geely terão showroom independente e a parte de serviços feita em uma autorizada Renault.
EX5 surpreende pelo refinamento
Se por fora o EX5 tem um jeitão um tanto genérico, algo que pode ser positivo, já que passa despercebido e vai agradar quem prima pela discrição, a cabine tem linhas elegantes e limpas, com materiais de boa qualidade que até fazem o parecer um carro mais caro que os R$ 225 mil pedidos na versão Max.
O isolamento acústico consegue manter o silêncio quase absoluto a bordo, característica comum aos elétricos. E o EX5 surpreende por como entrega bom nível de refinamento pelo preço de um SUV com motor a combustão de porte menor.
A suspensão é macia, claramente voltada ao conforto, e cumpre o que se propõe. O SUV ignora valetas, buracos, quebra-molas e transmite pouca vibração ao volante e à cabine. Pudemos testá-lo em pista, onde vai bem numa sequência de curvas, mas o SUV é claramente mais voltado ao uso urbano.
Apesar disso, há fôlego no motor elétrico dianteiro de 218 cv, que proporciona uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos na versão Max - apenas 0,2s mais lenta que a de entrada, por conta do peso e equipamentos extras.
Com 1.750 kg (peso relativamente baixo para um SUV elétrico do seu porte), o EX5 Max é esperto e gostoso de guiar na estrada. Tem força nas retomadas em velocidades mais altas, como, por exemplo, de 90 km/h para 120 km/h. Dessa forma, consegue manter velocidade de cruzeiro com baixo consumo de energia, mérito do coeficiente aerodinâmico (Cx) de apenas 0,26.
A cabine é bem equipada, com direito a apoio de pés elétrico para o passageiro da frente. O maior senão é o ar-condicionado ser de apenas uma zona, o que pode parecer preciosismo, mas a própria interface dá a entender que seria possível selecionar uma temperatura diferente para o passageiro. No entanto, os dois lados mudam conforme o motorista seleciona a temperatura.
O software da central multimídia é rápido, simples de usar, e a tela aceita toques com dois ou mais dedos, tal qual um tablet. Isso permite reagrupar informações de um lado para o outro, ou puxar o menu superior de ações rápidas. A tela à frente do motorista é clara e objetiva, e tem Head-Up display com dados de bordo, o que ajuda a manter o foco na via.
PRÓS
SUV é confortável, silencioso e agradável de guiar; autonomia é robusta e dispensa constantes recargas e lista de série é farta.
CONTRAS
Desenho é um tanto genérico faz o EX5 "sumir" na multidão; ar-condicionado parece de duas zonas, mas tem apenas uma e destoa do ótimo pacote de série do modelo.
FICHA TÉCNICA
Geely EX5 Max
- Motor: elétrico, dianteiro
- Potência: 218 cv
- Torque: 32 mkgf
- Bateria: 60,2 kWh
- Autonomia: 349 km (Inmetro)
- Comprimento: 4,61 m
- Largura: 1,90 m
- Altura: 1,67 m
- Distância Entre-Eixos: 2,75 m
- Porta-malas: 461 litros
- Aceleração 0-100 km/h: 7,1 segundos
- Velocidade máxima: 180 km/h
- Preço sugerido: R$ 225.800
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