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GAC vai lançar rival do BYD Dolphin e SUV compacto em 2026

Chinesa prepara anúncio de produção nacional, estará no Salão do Automóvel para reforçar sua presença no País e terá concorrente para Creta, WR-V e T-Cross

19 out 2025 - 10h48
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Com pouco mais de três meses de vendas no Brasil, a GAC (pronuncia-se G-A-C) já vendeu 1.823 carros no País e se prepara para a sua primeira grande aparição ao público brasileiro. A marca estará presente no Salão do Automóvel de São Paulo, entre os dias 22 e 30 de novembro, no retorno da tradicional feira após um hiato de 7 anos. E terá novidades nos próximos meses.

Em conversa com o Jornal do Carro, o diretor de marketing da GAC, Luiz Fernando Guidorzi, confirmou que a montadora vai lançar seu posicionamento de marca no Salão, e que prepara muitas atrações e ativações para o público que visitar o estande. Haverá test drive com alguns dos modelos que já estão à venda - são cinco carros até o momento. E, quem sabe, futuros lançamentos.

GAC GS3
GAC GS3
Foto: @placaverde/Instagram / Estadão

Produção local e próximos lançamentos da GAC

Tal como já contamos no JC, a GAC prepara o anúncio de produção nacional, que sairá em breve. Guidorzi se esquivou de perguntas sobre a possível parceria com a HPE Automotores, representante das marcas Mitsubishi Motors e Suzuki Veículos. As montadoras deverão anunciar a produção de modelos da GAC na fábrica da HPE em Catalão (GO) já a partir de 2026.

Se não cravou o negócio da fábrica, Guidorzi indicou pelo menos dois modelos que a GAC lançará no Brasil em 2026: o hatch elétrico UT, rival direto do BYD Dolphin, e o SUV compacto GS3, futuro concorrente de modelos de volume, como Hyundai Creta, Nissan Kicks e Volkswagen T-Cross - além do recém-lançado Honda WR-V. Aliás, o GS3 está em testes.

GAC GS3
GAC GS3
Foto: @placaverde/Instagram / Estadão

O novo SUV deverá ser o primeiro modelos somente a combustão da marca no País. Na China, é equipado com motor 1.5 turbo a gasolina de 177 cv e 27,5 mkgf de torque, e câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. A aceleração de 0-100 km/h é feita em 7,5 segundos e a velocidade máxima alcança 190 km/h. No Brasil, o motor deverá ser convertido a flex.

O visual do GS3 lembra muito o do GS4, híbrido que já está à venda no País. As linhas são geométricas, com ângulos retos inclusive nos faróis e lanternas. O SUV tem personalidade. Nas dimensões, está mais para o novo Nissan Kicks, com porte intermediário e próximo de médios como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. São 4,41 metros de comprimento e 2,65 m de entre-eixos.

Hyptec GT já está à venda no Brasil e é o atual modelo de topo de linha da GAC
Hyptec GT já está à venda no Brasil e é o atual modelo de topo de linha da GAC
Foto: Daniel Teixeira/Estadão / Estadão

GAC vai investir R$ 5,8 bilhões no Brasil

A chinesa lançou sua operação no Brasil em dezembro de 2024. Na ocasião, executivos confirmaram que a marca terá motores flex, conjuntos híbridos flex e 100% elétricos. Para isso, a GAC fez parcerias com universidades brasileiras e vai investir R$ 120 milhões em pesquisa e desenvolvimento. Além disso, aplicará R$ 5,8 bilhões no País nos próximos cinco anos.

Atualmente, a gama é composta por quatro elétricos e um híbrido do tipo paralelo: Aion ES, Aion Y, GS4, Aion V e Hyptec HT. Os preços de lançamento vão de R$ 169.990 a R$ 299.990. Além do Aion UT e do GS3, a GAC deverá lançar outros modelos em 2026. Entre eles, o Hyptec GT, um esportivo elétrico com 340 cv de potência, portas que se abrem para cima e plataforma de 800 volts que permite carregamento ultrarrápido da bateria.

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Estadão
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