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GAC Hyptec HT é grandão e lembra Tesla, com 245 cv e cabine luxuosa

SUV elétrico tem espaço interno de sobra, muita tecnologia, sistema de condução semi-autônoma competente e custa menos que um BMW Série 3

24 set 2025 - 16h30
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Se você prima pela discrição, o GAC Hyptec HT pode não ser o carro mais indicado, porque além de grandalhão, o SUV é motivo de olhares por onde passa. Isso porque nem estamos falando da versão Ultra, com suas portas asa-de-gaivota. A versão Elite, "de entrada", por assim dizer, já chama atenção o bastante em estacionamentos e, principalmente, estações de recarga. A R$ 309.990, o Hyptec Elite entrega espaço interno generoso e um show de equipamentos digno de modelos que custariam bem mais, além do visual de Tesla Model X.

Porta-malas leva 670 litros -
Porta-malas leva 670 litros -
Foto: Daniel Teixeira/Estadão / Estadão

Basta se aproximar do carro que as maçanetas embutidas se abrem, liberando acesso à cabine. O interior recebe os ocupantes com um acabamento muito bom, com materiais de boa qualidade e arremates finos. Os bancos são amplos e confortáveis, e o do passageiro guarda uma surpresa. Com um comando na central multimídia, o encosto se reclina e um apoio para os pés se abre, como num assento de classe executiva de avião.

Interior tem materiais luxuosos e tela de 14,6" -
Interior tem materiais luxuosos e tela de 14,6" -
Foto: Daniel Teixeira/Estadão / Estadão

Além disso, há uma meia dúzia de programas de massagem para os dois ocupantes da frente, e que surpreendem pela eficácia. Há até três níveis de intensidade de cada um dos programas, que farão maravilhas se for necessário esperar uma meia hora num posto de recarga rápida, por exemplo.

Na cabine, o ponto focal do Hyptec HT sem dúvidas é a enorme tela de 14,6 polegadas, que concentra praticamente todas as funções do carro. Não há nenhum botão físico no painel, com até mesmo o botão das luzes de alerta tendo sido realocado para o teto, junto das luzes de leitura. Pelo menos, o sistema é relativamente simples de usar, a despeito das muitas funções.

Tela concentra todas as funções do carro -
Tela concentra todas as funções do carro -
Foto: Daniel Teixeira/Estadão / Estadão

Uma barra na base da tela fica fixa com atalhos para a tela inicial, ar condicionado, comandos dos bancos, trava das portas, som e configuração de modos de condução. No alto, há outros atalhos para conexão à internet e telefone. A tela grande tem resolução muito boa e também permite conexão com CarPlay sem fio (Android Auto não é suportado), ainda que a conexão nem sempre seja imediata, ou estável. Por vezes foi necessário recorrer ao cabo para que tudo funcionasse corretamente.

Tela de instrumentos tem informações essenciais para motorista -
Tela de instrumentos tem informações essenciais para motorista -
Foto: Daniel Teixeira/Estadão / Estadão

Com 4,93 metros de comprimento e 1,92 metro de largura, o Hyptec é grande, maior inclusive do que parece pelas fotos. O interior é espaçoso, com muito espaço interno para os ocupantes de trás, ajudados pelo assoalho plano e o formato da carroceria, que abre um vão grande para a cabeça de quem vai na segunda fileira. O porta-malas leva generosos 670 litros.

Hyptec mete 4,96 metros de comprimento -
Hyptec mete 4,96 metros de comprimento -
Foto: Daniel Teixeira/Estadão / Estadão

Para dirigir, basta pisar no freio que o carro "acorda". A alavanca da direita engrena as marchas. A tela à frente do motorista é enxuta, mas suficiente para entregar todas as informações necessárias para a condução. Autonomia, velocidade, marcha engrenada, e detalhes do funcionamento do sistema de condução semi-autônoma, um dos destaques do Hyptec HT.

Sistema multimídia é fácil de usar, mesmo com muitas funções -
Sistema multimídia é fácil de usar, mesmo com muitas funções -
Foto: Daniel Teixeira/Estadão / Estadão

Para ativá-lo, basta acionar duas vezes rapidamente a mesma alavanca de câmbio para baixo com o carro em movimento. A partir daí, o carro vai apontar se é possível assumir o comando da velocidade e da direção, ou apenas da velocidade, de acordo com a condição das faixas de rolamento. O sinal será dado no painel, quando um símbolo de roda e volante estiverem verde, respectivamente. Aí, começarão a aparecer no painel desenhos precisamente indicando carros, motos, pessoas, caminhões e ônibus passando ao redor do SUV, detectados pelos sensores, radares e câmeras do Hyptec. A precisão impressiona.

É bem certo que o sistema ainda não pode fazer muito mais do que um ACC com função para e anda já comum a vários outros modelos mais simples, mas é uma amostra do que o modelo poderá fazer sozinho no futuro.

Com 245 cv e pesando 2.090 kg, o Hyptec anda bem, mas não espere reações esportivas. O SUV é voltado para o conforto. São 31,5 kgfm entregues instantaneamente, suficientes para ultrapassagens confiantes e acelerações mais decididas, mas sem corpo colado no banco ou nada parecido. Tanto que a GAC nem divulga números de aceleração, apenas a velocidade máxima: 183 km/h.

O rodar é confortável e o Hyptec se beneficia muito dos pneus de perfil alto, medida 245/55 em rodas de 19 polegadas. São bem-vindas as rodas de tamanho relativamente comedido, em conjunto com os pneus e uma suspensão de acerto macio fazem do SUV um bom companheiro para uso urbano e também algumas incursões rodoviárias.

Luzes de LED têm feixe que atravessa tampa traseira -
Luzes de LED têm feixe que atravessa tampa traseira -
Foto: Daniel Teixeira/Estadão / Estadão

A autonomia de 362 km pelo Inmetro pode ser facilmente superada com o modo de condução Econômico e uso do freio regenerativo. No nível máximo, o Hyptec quase consegue ser conduzido usando apenas o pedal do acelerador, sendo necessário pisar no freio apenas para parar o carro completamente. A regeneração dá conta de praticamente qualquer situação de frenagem na cidade e é fácil modular com o pedal o comportamento do carro, extraindo assim, alguns quilômetros a mais de autonomia da bateria de 72,7 kWh.

Na hora de recarregar, a GAC diz que o Hyptec consegue ir de 30% a 80% em 29 minutos caso seja possível atingir corrente contínua de 120 kW. Em um carregador rápido, foi possível chegar a 59 kW e recuperar cerca de 30% da bateria em 20 minutos plugado.

Câmera 360° ajuda estacionar SUV grande -
Câmera 360° ajuda estacionar SUV grande -
Foto: Daniel Teixeira/Estadão / Estadão

Sem as portas asa-de-gaivota da versão Ultra, R$ 50 mil mais cara, a versão Elite tinha tudo para ser "sem graça", já que a irmã chama ainda mais atenção com as portas traseiras espalhafatosas. Mas na prática, nem todo mundo vai querer abrir uma espaçonave toda vez que for colocar as crianças na cadeirinha no banco de trás, ou mesmo uma simples compra de mercado.

E aí o Hyptec HT Elite se mostra um competente SUV elétrico familiar com visual diferente do usual, muito bem equipado que, mesmo não empolgando no desempenho, pode muito bem servir ao papel de carro da família, ou mesmo um transporte executivo de luxo, por que não?

Prós

SUV é confortável, muito espaçoso e tem extensa lista de itens de série e equipamentos de segurança e conveniência. Cabine passa impressão de luxo.

Contra

Desempenho não empolga e SUV poderia ter motor elétrico mais potente. Conjunto é notadamente voltado para conforto, embora desenho traga evocações esportivas.

Ficha técnica

GAC Hyptec HT Elite

  • Motor: elétrico, dianteiro
  • Potência: 245 cv
  • Torque: 31,5 mkgf
  • Bateria: 72,7 kWh
  • Autonomia: 362 km (Inmetro)
  • Comprimento: 4,96 m
  • Largura: 1,92 m
  • Altura: 1,70 m
  • Distância Entre-Eixos: 2,93 m
  • Porta-malas: 670 litros
  • Velocidade máxima: 163 km/h
  • Preço sugerido: R$ 309.990

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Estadão
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