Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

GAC começa a testar no Brasil SUV compacto para concorrer com T-Cross, Creta e Kicks

Novata chinesa planeja lançar no País o SUV compacto GS3 em duas versões de acabamento e equipadas com motor 1.5 turbo a gasolina; veja os detalhes

6 ago 2025 - 15h00
Compartilhar
Exibir comentários

A maioria dos carros chineses que estão chegando ao mercado brasileiro é composta por modelos eletrificados. Mas algumas fabricantes ainda preferem fugir dos elétricos e híbridos para tentar bater a concorrência. A GAC é uma delas. A novata chinesa planeja lançar no País o GS3 para concorrer no segmento mais bombado do País, o de SUVs compactos. Em duas versões de acabamento, o veículo terá motor 1.5 turbo.

Ao contrário do que é de costume, os testes com o GS3 não têm sido realizados com unidades camufladas e placas verdes. A unidade flagrada pelo perfil Placa Verde, no Instagram, mostra o carro completamente exposto - apenas os logotipos estão cobertos. Isso, portanto, mostra que o lançamento está bem próximo de acontecer. Contudo, ainda não há detalhes oficiais divulgados pela montadora. Por ora, o que se sabe de concreto é que o SUV chegará para disputar espaço com modelos já consolidados como Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Nissan Kicks.

Mas antes de falar do carro, cabe detalhar um pouco a GAC. A fabricante, que prefere ser chamada de G-A-C (fala-se cada letra, separadamente) lançou operação no Brasil em dezembro do ano passado. Á época, executivos da fabricante chinesa confirmaram que as apostas no País incluem novos sistemas de propulsão, como motores flex, conjuntos híbridos flex e 100% elétricos. Para isso, a empresa fez parecerias com universidades brasileiras e promete investir R$ 120 milhões nas áreas de pesquisa e desenvolvimento. Além disso, a companhia anunciou que vai investir cerca de R$ 5,8 bilhões na operação brasileira nos próximos cinco anos. Resta aguardar para ver tais planos concretizados.

GAC GS3
GAC GS3
Foto: @placaverde/Instagram / Estadão

Independentemente da vontade, o que há de concreto até agora é que a marca - que já comercializa os Aion Y e V, bem como o GS4 e o Hyptec HT - apostará no GS3. O SUV compacto não mudará as linhas adotadas no mercado externo. Tem muitos vincos, linhas desformes, rodas (18?) escuras e grade bastante avantajada. Contudo, não é uma modernidade exagerada, o que pode agradar a clientela. Construído na plataforma GPMA, mede 4,41 metros de comprimento e tem os mesmos 2,65 m de distância entre-eixos do VW T-Cross - o que é bom.

Vazou

De acordo com informações publicadas na internet, foram vazadas as listas de equipamentos e versões do GS3 que será vendido por aqui. Na opção Comfort, o SUV compacto já contará com faróis iluminados por LEDs, ar-condicionado automático, seis airbags, câmera de ré, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa e sistemas ADAS Nível 2, com equipamentos como os alertas de mudança de faixa e de colisão frontal, frenagem automática de emergência e controle de cruzeiro adaptativo, por exemplo. Há, ademais, duas telas 12,3? e volante com base reta.

A opção topo de linha Executive, contudo, agregará tecnologias como tampa do porta-malas com acionamento elétrico, carregador de celular por indução, acendimento automático dos faróis, ajustes elétricos para os bancos dianteiros, câmera de 360 graus e teto solar panorâmico, por exemplo.

Debaixo do capô, como na China, o novato contará com o motor 1.5 turbo a gasolina de 177 cv e 27,5 mkgf de torque. Completa a mecânica o câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas. A aceleração entre 0 e 100 km/h é feita em 7,5 segundos. E são 190 km/h de velocidade máxima.

Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade