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Futura picape VW rival da Fiat Toro já tem nome e chega em 2027; veja o que sabemos

23 ago 2025 - 10h10
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A Volkswagen avança nos testes de sua nova picape intermediária, projeto conhecido internamente como VW 247 (Udara). Prevista para chegar ao mercado em 2026, a novidade terá carroceria monobloco e porte semelhante ao de rivais como Fiat Toro e Chevrolet Montana. O modelo será produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR).

Flagra VW Therion
Flagra VW Therion
Foto: Placa Verde/Instagram / Estadão

Um protótipo foi flagrado recentemente na Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo. A unidade ainda utiliza a carroceria do Tiguan Allspace, servindo como mula de testes antes da estreia da carroceria definitiva. O flagra foi publicado no perfil Placa Verde, no Instagram.

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Mecânica inédita

A nova picape será o primeiro modelo nacional da Volkswagen a adotar o sistema híbrido eTSI, que combina motor a combustão e eletrificação leve. O conjunto terá como base o novo 1.5 eTSI Evo2 flex, de 150 cv e 250 Nm, que substituirá o atual 1.4 TSI.

O motor será associado a um sistema micro-híbrido de 48 Volts, capaz de oferecer torque adicional em acelerações e reduzir consumo. O dispositivo também substitui alternador e motor de arranque, permitindo até desligar o motor a combustão em velocidade de cruzeiro, solução mais avançada do que os híbridos-leves usados hoje pela Stellantis no Brasil.

Entre os recursos do 1.5 eTSI estão a desativação de cilindros e a opção por turbo de geometria variável, tecnologias que reforçam o foco em eficiência.

Plataforma e versões

A expectativa é que a picape utilize a nova plataforma MQB Hybrid, evolução da MQB-A1, projetada para receber sistemas eletrificados. Outra possibilidade seria a aplicação da MQB-A0, já usada em Polo, Virtus, T-Cross, Nivus e Tera.

Além das versões híbridas, a Volkswagen também deve oferecer configurações somente a combustão. A transmissão pode ser o câmbio DSG de dupla embreagem e sete marchas ou um automático convencional de oito velocidades, dependendo da versão.

Na suspensão traseira, a aposta deve ser em um eixo rígido com molas semielípticas, solução já adotada pela Fiat Strada e reconhecida pela robustez em uso com carga e em terrenos mais acidentados.

Embora ainda não tenha rodado com a carroceria final, a nova picape deverá seguir a linguagem de design dos SUVs europeus e das picapes globais da Volkswagen, mas com estamparia inédita para o mercado brasileiro.

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Estadão
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