Festival Interlagos: BYD traz U8 e U9 ao Brasil; e tem até test-drive
Marca chinesa exibe superesportivo U9 e coloca U8 na pista do autódromo; Jornal do Carro acelerou o SUV de luxo que tem quatro motores elétricos e potência de 1.200 cv
Lá em 2023, o mundo acompanhava o lançamento dos primeiros carros da marca premium da BYD, a Yangwang. Tanto o SUV U8 quanto o esportivo U9 chamavam a atenção, não só pelo desenho ousado, ou pela motorização eletrificada com potência superior a 1.200 cv, mas por suas respectivas propostas. Um flutua na água, outro, pula e faz até dancinha (veja vídeo). E, agora, o público brasileiro vai poder ver isso de perto. Afinal, ambos os modelos da fabricante chinesa já aterrissaram em solo brasileiro e fazem parte das atrações do Festival Interlagos 2025, que vai até domingo (15).
Mas, antes de falar dos carros em si, cabe um adendo. Conforme o Jornal do Carro antecipou, em novembro, quando visitou a fábrica da BYD, em Shenzhen (China), a empresa vai ampliar seus horizontes e passará a atacar o mercado de luxo no Brasil. Para isso, contará com o reforço de suas submarcas FangChengBao, Denza e YangWang. As novatas, contudo, ficarão sob um mesmo guarda-chuva. Porém, embora esse futuro já esteja mais próximo, ainda não há nada de concreto por aqui. Ou seja, a dupla chegou ao País apenas como showcar.
O U8 - que deve chegar ao mercado no ano que vem, conforme já previu a marca - está no evento para experimentação. E, assim, fomos conferir como o carro se comporta. Vale recordar que, durante o último Salão do Automóvel de Guangzhou (China), andamos no SUV como passageiros. Foi a primeira vez que a imprensa pôde viver a experiência de flutuação do veículo sobre a água.
Agora, no entanto, assumimos o volante do grandalhão. Aliás, grandalhão, mesmo, porque o U8 tem peso superior a 3,5 toneladas e, segundo dados da marca, 5,30 metros de comprimento, 2,10 m de largura, 1,93 m de altura e 3,10 m de entre-eixos.
Dados
Feito na plataforma e4, que permite quatro motores elétricos (um em cada eixo), o U8 tem potência de 1.200 cv e torque de 103 mkgf. Cabe explicar que esses propulsores são alimentados pela energia gerada por um 2.0 turbo a gasolina - que carrega a bateria, mas não tem o poder de tracionar as rodas em momento algum. Ou seja, essa espécie de gerador torna o modelo um elétrico de autonomia estendida. Assim, pode superar os 1.000 km de alcance, conforme aponta a BYD.
O modelo, que tem capacidade de girar em 360°, no próprio eixo, exala luxo. Tem forração de couro nos bancos (com massagem) e telas digitais para todos os lados, que pegam toda a extensão do painel. E têm, ainda, duas voltadas aos ocupantes traseiros. As portas, que se abrem por meio de botões (por dentro) e com maçanetas retráteis do lado de fora, têm sistema de sucção. Ou seja, não precisa bater para fechá-las.
Ligado, o U8 não emite qualquer ruído. E, quando colocamos a alavanca do câmbio (fica na coluna de direção) na posição D (de Drive), o comportamento é impecável. As suspensões corrigem as imperfeições do solo, para que a experiência a bordo seja ainda mais agradável.
Com o pé embaixo, a constância da aceleração impressiona. Atinge os 100 km/h em apenas 3,6 segundos. Mesmo visualizando os números subindo no velocímetro, a sensação de conforto e segurança permanece inalterada. Mesmo com tamanha altura, nada de rolagem de carroceria. O trajeto do Autódromo de Interlagos foi vencido com total precisão, uma vez que o U8 obedece aos comandos de quem dirige.
U9
Logo na entrada do estande da BYD no Festival Interlagos, o visitante poderá ver o superesportivo U9. Mas, este, só para ver, mesmo. Com apresentação apenas estática, o modelo exala esportividade. A começar pelo visual, onde o destaque vai para a silhueta, as grandes rodas e o aerofólio gigante na parte traseira.
O modelo também tem quatro motores elétricos. Aqui, no entanto, são quase 1.300 cv e 171,4 mkgf de torque. Com essas credenciais, acelera de 0 a 100 km/h em impressionantes 2,3 segundos. E tem velocidade máxima de 309 km/h. A bateria de 80 kWh garante 465 km de autonomia.
Além de U8 e U9, a BYD também mostra parte do portfólio à venda no Brasil, como os sedãs Seal e King, além de sua linha de hatches (Dolphin e Dolphin Mini). Os SUVs, com motorização tanto elétrica quanto híbrida, também estão presentes, tanto no estande, quanto na pista.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!
