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Elétricos e híbridos terão de divulgar autonomia 30% menor

Inmetro vai exigir que montadoras e importadoras adotem norma brasileira para anunciar a autonomia de seus modelos eletrificados

26 mai 2023 - 15h30
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Elétricos e híbridos terão de divulgar autonomia 30% menor.
Elétricos e híbridos terão de divulgar autonomia 30% menor.
Foto: GM / Guia do Carro

Agora é para valer: após adotar uma nova metodologia para avaliar a autonomia dos veículos eletrificados, o Inmetro anunciou que vai passar a exigir que montadoras e importadoras informem os consumidores brasileiros sobre o alcance de seus automóveis desse tipo usando a nova tabela.

Baseado no padrão utilizado nos Estados Unidos (EPA), a metodologia do Inmetro entrou em vigor no início deste ano, e indica valores aproximadamente 30% inferiores aos divulgados pelas fabricantes – que preferiam utilizar os padrões WLTP, mais comum na Europa e outros.

O Inmetro justifica a adoção do novo padrão com o fato de ele levar em consideração outros equipamentos que interferem no consumo durante o uso diário, como ar-condicionado e demais componentes elétricos, o que não ocorre na medição de acordo com os outros padrões.

A nova exigência vai afetar os modelos eletrificados de diferentes formas, mas, para se ter ideia, o BMW i4 eDrive 40, que hoje tem autonomia anunciada de 590 km (WLTP) vai passar para 422 km no novo padrão do Inmetro. Já o Volvo C40 Recharge, que atualmente é anunciado como sendo capaz de rodar 440 km sem recarregar, terá autonomia reduzida para 247 km.

De acordo com o órgão do governo, o prazo para as empresas se adequarem às novas regras é 30 de setembro.

Guia do Carro
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