Elétricos e híbridos terão de divulgar autonomia 30% menor
Inmetro vai exigir que montadoras e importadoras adotem norma brasileira para anunciar a autonomia de seus modelos eletrificados
Agora é para valer: após adotar uma nova metodologia para avaliar a autonomia dos veículos eletrificados, o Inmetro anunciou que vai passar a exigir que montadoras e importadoras informem os consumidores brasileiros sobre o alcance de seus automóveis desse tipo usando a nova tabela.
Baseado no padrão utilizado nos Estados Unidos (EPA), a metodologia do Inmetro entrou em vigor no início deste ano, e indica valores aproximadamente 30% inferiores aos divulgados pelas fabricantes – que preferiam utilizar os padrões WLTP, mais comum na Europa e outros.
O Inmetro justifica a adoção do novo padrão com o fato de ele levar em consideração outros equipamentos que interferem no consumo durante o uso diário, como ar-condicionado e demais componentes elétricos, o que não ocorre na medição de acordo com os outros padrões.
A nova exigência vai afetar os modelos eletrificados de diferentes formas, mas, para se ter ideia, o BMW i4 eDrive 40, que hoje tem autonomia anunciada de 590 km (WLTP) vai passar para 422 km no novo padrão do Inmetro. Já o Volvo C40 Recharge, que atualmente é anunciado como sendo capaz de rodar 440 km sem recarregar, terá autonomia reduzida para 247 km.
De acordo com o órgão do governo, o prazo para as empresas se adequarem às novas regras é 30 de setembro.