Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Craque desconhecido: já ouviu falar do software da VoltBras?

Apesar de pouco difundido, o software já ajudou empresas a fazer 350 mil transações de carga; 50% de usuários de EV usam algum app com ele

24 ago 2024 - 11h11
Compartilhar
Exibir comentários

De acordo com um estudo da Boston Consulting Group, um a cada dez carros vendidos no Brasil até 2030 será elétrico - ou seja, 10% de todo o mercado. Por conta disso, a demanda por pontos de recarga cresce exponencialmente. Hoje em dia, já existem filas em mercados, shoppings e demais eletropostos.

A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) estima que 80 mil pontos de recarga deverão ser instalados para atender essa necessidade. Desde 2022, vale lembrar, o Brasil iniciou a cobrança pela recarga pública de carros elétricos e algumas empresas começaram a oferecer esse serviço.

Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) do Ministério das Minas e Energia (MME), a previsão é que, em 2030, sejam vendidos cerca de 180 mil carros eletrificados/ano. O crescimento será impulsionado pela queda nos preços dos EVs, graças ao desenvolvimento de baterias mais renováveis e econômicas.

Hoje em dia, a cobrança de recargas é feita em eletropostos públicos, estacionamentos, condomínios e alguns outros locais. Normalmente, a tarifação é feita por minuto de conexão ou por kWh - os usuários são tarifados por meio de um aplicativo da rede de recarga.

Carregadores gratuitos ainda desempenham papel importante na expansão da infraestrutura, mas têm desafios como disponibilidade limitada, tempo de espera, velocidade de recarga mais lenta e manutenção inadequada.

É aí que entra o software da VoltBras.

Diante do desafio de gerenciar a cobrança de recargas de veículos elétricos de forma escalável, a VoltBras surge como opção para quem quiser montar uma rede de recarga para carros elétricos. A empresa criou uma plataforma que faz observação e análise de dados em tempo real e tem fluxo de cobrança simples e seguro.

Vale dizer que o software criado e utilizado pela companhia já ajudou empresas a concretizar mais de 350 mil transações de recarga. 

Mas como isso funciona?

Há facilidade e segurança nas transações, todas realizadas com cartão de crédito pré-cadastrado com pré-aprovação de crédito, garantindo saldo suficiente e utilizando tecnologia antifraude. Também é possível adicionar saldo no wallet do aplicativo, por meio do pix. 

Bernardo Durieux, CEO da VoltBras, afirma que o dashboard gerencial do sistema permite acesso fácil a todas as tarifas, datas de alteração, detalhes das recargas e informações relevantes para a gestão da rede.

Mesmo com preços diferentes em cada conector, os gestores podem ter uma visão completa do desempenho de cada um, possibilitando decisões estratégicas.

Um dos destaques da VoltBras é um recurso chamado "split payment", que divide os valores recebidos entre todos os envolvidos no fornecimento do serviço de recarga, assegurando uma receita equitativa aos participantes.

Ao todo, 50% dos usuários de carros elétricos já utilizaram alguns dos aplicativos da VoltBras, além de serem responsáveis por mais de 30% das bases de carregadores públicos gestionados no Brasil. 

"Estimamos continuar nos desenvolvendo e proporcionando ainda mais recursos e suporte para os consumidores de carros elétricos, para que cada vez mais pessoas possam aderir ao modelo - e com acessos simples e práticos", finaliza o CEO.

Carregador rápido da EzVolt, uma das empresas da Aliança pela Mobilidade Sustentável
Carregador rápido da EzVolt, uma das empresas da Aliança pela Mobilidade Sustentável
Foto: Div ulgação
André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade