Chery Tiggo 7 e Tiggo 8 têm falha no airbag em teste de colisão na Europa
SUVs chineses apresentaram problemas no airbag de cortina e receberam quatro estrelas no ensaio do Euro NCAP
Os SUVs Chery Tiggo 7 e Tiggo 8, vendidos no Brasil pela Caoa Chery, ficaram abaixo da nota máxima nos testes de colisão do Euro NCAP por falhas no funcionamento do airbag de cortina. Mesmo após ajustes, o equipamento voltou a falhar, comprometendo a proteção de crianças no banco traseiro e derrubando a avaliação de segurança dos modelos chineses.
Nos ensaios, o airbag não inflou corretamente para proteger uma criança no banco traseiro. Mesmo após ajustes, o sistema voltou a falhar e se soltou do trilho de fixação em um segundo teste, levando o Euro NCAP a reclassificar a proteção lateral de "boa" para "adequada". Isso impediu os modelos de alcançar as cinco estrelas de segurança.
O Tiggo 7 obteve 77% na proteção de adultos, 80% para crianças, 78% para usuários vulneráveis como pedestres e ciclistas, e 75% na eficiência dos assistentes de condução. O SUV manteve a estrutura estável no impacto frontal, mas o airbag de joelho falhou, deixando a perna direita do motorista mais exposta. No impacto lateral, o airbag de cortina se desprendeu na parte traseira, anulando a proteção do dummy infantil de 10 anos.
No caso do Tiggo 8, a pontuação foi quase a mesma: 77% para adultos, 80% para crianças, 78% para usuários vulneráveis e 75% nos sistemas ADAS. O SUV de sete lugares manteve o compartimento estável no impacto frontal, mas repetiu o problema do airbag de joelho. Já no impacto lateral, o airbag de cortina se soltou, comprometendo a segurança da cabeça da criança testada.
Apesar dos problemas, os dois modelos se saíram bem em absorção de impacto em outras áreas, mostraram bom desempenho na frenagem autônoma para ciclistas e pedestres, e oferecem recursos como alerta de cinto para todos os ocupantes, monitor de fadiga, assistente de faixa e limitador de velocidade com ajuste automático.
Siga o Jornal do Carro nas redes sociais!