Avaliação: Renault Duster Turbo, o anti-Renegade?
Novo Renault Duster Iconic de 170 cavalos, com câmbio CVT de 8 marchas, só tem um rival direto: o Jeep Renegade, também 1.3 turbinado
Rodamos uma semana com o novo Renault Duster equipado com motor 1.3 turbo de 170 cavalos e câmbio CVT de 8 marchas. Melhorou em relação ao Duster 1.6 aspirado? Sim, pois ficou muito mais dinâmico na estrada e na cidade. Mas trouxe, por outro lado, um consumo que consideramos alto. Em termos de mercado, o Duster 1.3 turbo parece ter apenas um rival direto, o Jeep Renegade, também 1.3 turbo, mas de 180/185 cv (gasolina/etanol). Com gasolina, o Duster tem 162 cv.
Com preço de R$ 133.990, o Duster de 170 cv poderia fazer frente a outros carros do segmento B-SUV, como Caoa Chery Tiggo 5x Pro e Hyundai Creta Ultimate? Poderia em termos de potência e preço. Afinal, o Tiggo 5x tem motor 1.5 turbo de 150 cv e custa R$ 154.990. Já o Creta Ultimate usa um 2.0 aspirado de 167 cv e sai por R$ 161.390. Porém, o Tiggo 5x Pro e o Creta Ultimate estão num nível de sofisticação superior ao do Duster e concorrem com o Renault Captur.
Resta então a briga com o Jeep Renegade – e ela não é fácil. O Duster é R$ 10 mil mais caro do que o Renegade Sport (R$ 123.908) e quase R$ 5 mil mais barato do que o Renegade Longitude (R$ 138.410). Mas falemos primeiro do Duster de 170 cv.
Em termos de equipamentos e acabamento, o Duster Iconic 1.3 turbo é idêntico ao Duster Iconic 1.6 aspirado. São 50 cavalos a mais e um torque muito superior, 110 Nm a mais. O resultado é um carro muito melhor de dirigir, pois responde mais prontamente às solicitações do pedal do acelerador e tem boa desenvoltura em baixas rotações, que são as mais usadas no trânsito da cidade.
O consumo do Duster 1.3 turbo é muito similar ao do Duster 1.6 aspirado. Não espere milagres do turbocompressor, pois a potência aumentou bastante. A vantagem (gigante) a favor da versão turbinada está no desempenho, pois ele é 3,2 segundos mais rápido na aceleração de 0 a 100 km/h. É bastante. Ele também é mais seguro nas ultrapassagens, pois numa emergência é capaz de chegar a 190 km/h, contra apenas 173 km/h do modelo 1.6 aspirado.
Duster por Duster, o turbinado só é melhor para quem viaja muito na estrada e gosta de andar mais rápido. Vale a pena pagar R$ 14.400 por causa disso? Acreditamos que não. Mas, para quem é fã de Duster, sem dúvida terá um motor mais eficiente e um carro mais moderno, que tende a ser mais valorizado na hora de vender.
Em relação ao Jeep Renegade, o Duster perde em potência (-15 cv com etanol e -18 cv com gasolina), tem praticamente o mesmo consumo de combustível na cidade e consome um pouco mais na estrada (mas não muito a mais). O Duster tem a vantagem de contar com um câmbio CVT de 8 marchas, enquanto o Renegade tem câmbio automático de 6 marchas.
O conjunto motor-câmbio do Duster 1.3 turbo parece ser mais bem ajustado do que o do Renegade 1.3. Isso porque o Renegade não precisava de tanta potência. E, com apenas seis marchas, muitas vezes o câmbio AT6 não consegue ser tão eficiente na economia de combustível quanto o CVT8 do Renault. Outro aspecto muito favorável ao Duster é o porta-malas: ele tem 475 litros contra apenas 320 do Renegade. A diferença de espaço é gritante a favor do SUV da Renault, que também tem maior distância do solo (237 mm contra 192 ou 186 do Jeep). O Duster vence ainda nos ângulos de entrada e de saída e na capacidade de carga.
Algumas coisas do Duster, entretanto, pesam contra ele. O design é um deles. O carro está longe de ser bonito e usa uma peça muito feia para acomodar os faróis auxiliares no para-choque. As lanternas traseiras são uma cópia das lanternas do próprio Renegade. O Duster é um carro meio sem charme, ao contrário do Renegade. Por isso, o Duster é uma boa compra racional, pois é mais SUV do que muitos carros da moda, mas dificilmente ganha um embate aspiracional.
O Renault Duster Iconic 1.3 turbo tem todas as boas características que vieram com a última modificação do SUV, cujo público admira suas qualidades dinâmicas, sua robustez, sua bravura no enfrentamento de estradas ruins no Brasil, seu espaço interno e sua praticidade. A multimídia é ótima, o padrão do carro como um todo é bom, embora não seja sofisticado, bem como a posição ao dirigir.
Algumas ausências são ruins, como a de ajuste de altura do volante e a do ajuste de altura do cinto de segurança do passageiro (uma pessoa com cerca de 1,70 m fica com o cinto raspando no pescoço o tempo todo). E há duas ausências inaceitáveis para o valor do carro: airbags laterais e airbags de cortina, que não estão disponíveis sequer como opcionais. No teste de impacto do Latin NCAP, o Duster decepcionou e teve zero estrela.
Ao contrário, o Jeep Renegade, mesmo em sua versão que custa R$ 10 mil a menos, tem seis airbags de série e itens de segurança importantes, como alerta de mudança de faixa, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência e leitor de placas de sinalização, além de navegador por GPS nativo.
Por tudo isso, o Duster Iconic 1.3 turbo tem mais chances de agradar aos fãs do próprio Duster – que pretendem migrar para um carro mais eficiente e mais potente – do que a eventuais compradores de SUVs de outras marcas.
| ITEM | CONCEITO | NOTA |
| MOTOR | Muito bom | 8 |
| CÂMBIO | Ótimo | 9 |
| SUSPENSÃO | Muito bom | 8 |
| DIREÇÃO E FREIOS | Muito bom | 8 |
| SEGURANÇA | Básico | 4 |
| ERGONOMIA | Bom | 6,5 |
| MULTIMÍDIA | Muito bom | 7 |
| PORTA-MALAS | Muito bom | 8,5 |
| ACABAMENTO | Bom | 6 |
| DESIGN | Bom | 5 |
| VEREDICTO | 7,0 | Bom |
Os números
Motor: 1.3 turbo flex
Potência: 170 cv a 5.500 rpm (e)
Torque: 270 Nm a 1.6000 rpm (e)
Câmbio: 8 marchas CVT
Tração: 4x2 (dianteira)
Comprimento: 4,376 m
Largura: 1,832 m
Altura: 1,693 m
Entre-eixos: 2,673 m
Vão livre: 237 mm
Peso: 1.353 kg
Pneus: 215/60 R17
Porta-malas: 475 litros
Tanque: 46 litros
0-100 km/h: 9s2
Velocidade máxima: 190 km/h
Consumo cidade: 10,8 km/l (g)
Consumo estrada: 11,5 km/l (g)
Emissão de CO2: n/d
Principais equipamentos
Barras de teto na cor preta, direção elétrica, faróis com assinatura led, ponteira do escapamento cromada, vidros elétricos com função um toque, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelhos nos dois para-sóis, volante em couro, sistema multimídia Easy Link, sensor de estacionamento traseiro com câmera , ar-condicionado automático, controlador e limitador de velocidade, sistema Multiview com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, partida a distância, chave cartão hands free, rodas de liga leve 17” diamantadas, alargadores de roda, bancos com revestimento premium, apoio de braço, motor turbo TCe 1.3 flex e câmbio automático CVT de 8 marchas.