Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Análise: Qual vai ser o objetivo do Volkswagen Tera?

SUV compacto será feito sobre a plataforma MQB A0 e chega em 2025 para ocupar a lacuna entre o Polo e o Nivus. Mas o que mais já sabemos?

4 nov 2024 - 16h53
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Volks quer muito com o Tera, seu novo SUV de entrada, que chegará em 2025 com grandes objetivos. Mas quais são eles? Abaixo, entramos um pouco o campo da especulação...

Você viu aqui no Terra Mobilidade que o nome do próximo produto da Volkswagen será Tera. Feito sobre a plataforma MQB A0, o modelo vai estrear um novo segmento dessa base modular, chamado "A0-In" e deve chegar com preços que fiquem justamente entre o Polo e o Nivus.

Ou seja, falamos de mais um SUV que quase não é SUV, tal qual Fiat Pulse e Renault Kardian - seus dois principais concorrentes, aliás. Posicionado como crossover, embora também com adereços de utilitário e proposta de carro de família, ele deverá chegar com preços entre R$ 100 mil e R$ 130 mil - mais ou menos onde acabam os valores do Polo e onde começam os do Nivus.

Qual a meta do Volkswagen Tera?

O Tera chegará para ser simplesmente um dos carros mais importantes da marca no país. Dizemos isso por acompanhar o crescimento do mercado de SUVs no Brasil e no mundo - em setembro de 2024, a categoria representou 47,91% dos emplacamentos totais. Ou seja, quase metade do mercado é de utilitários.

O Tera chegará para fazer o que o Pulse não conseguiu realizar na Fiat - embora na marca italiana existam outros fatores, como o sucesso absurdo comercial das picapes (Strada e Toro) e a forte presença de hatches de entrada, como Mobi e Argo, e do SUV "irmão de plataforma", o Fastback.

Na Volks, o Tera terá concorrência interna apenas do Polo, ainda que o hatch hoje tenha mais foco - devido às versões oferecidas - em vendas comerciais e para frotas.

Isso posto, fica claro o que a Volks quer fazer: concentrar as vendas de varejo em seus três (e futuramente quatro) SUVs - Tera, Nivus, T-Cross e Taos.

De acordo com a Volks, o nome Tera é justamente inspirado em tecnologia. A marca quer passar ao cliente que produz carros cada vez mais tecnológicos, conectados e seguros.

"Ele será um divisor de águas no mercado e um novo ícone pop para o Brasil”, explicou Ciro Possobom, CEO e Presidente da Volkswagen do Brasil, no comunicado que revelou o nome do carro.

Vai conseguir?

A Volkswagen tem muita capacidade comercial e o que a marca vem fazendo com o Polo é impressinante - existe a chance, até, de o hatch da empresa tomar o posto de carro mais vendido do Brasil da Fiat Strada, líder nesse quesito desde 2021.

Força fabril para isso o carrinho vai ter. "Primo" de plataforma do Skoda Kylaq, ele será feito em Taubaté (SP) e deverá utilizar somente o motor 1.0 TSI turboflex de até 116 cv e 16,8 kgf.m de torque - o mesmo do Polo. O câmbio poderá ser manual de cinco marchas ou automático Tiptronic de seis velocidades.

Teaser oficial do novo SUV da Volkswagen (imagem clareada)
Teaser oficial do novo SUV da Volkswagen (imagem clareada)
Foto: João Buffon/Guia do Carro/VW Divulgação
André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade