Afinal, por que a Nova Saveiro não tem câmbio automático?
Ao contrário da Fiat, que adotou câmbio automático e motor turbo na Nova Strada, a Volkswagen optou pelo câmbio manual e motor aspirado
Quem esperava uma grande mudança no Volkswagen Saveiro 2024 teve uma decepção. A Volkswagen optou por manter o câmbio manual de 5 marchas e o motor 1.6 aspirado flex como único powertrain disponível na Nova Saveiro 2024.
Mas, por que? Se a Fiat equipou a Nova Strada com câmbio automático (CVT de 7 marchas) e depois adotou até o motor turbo nas versões topo de linha, por que a Volkswagen não quis ampliar o powertrain da Saveiro?
Embora fosse apenas uma atualização, a Volkswagen poderia adotar pelo menos o câmbio automático de 6 marchas. Seria o mesmo conjunto motor/câmbio já usado pelos modelos Gol e Voyage, alguns anos atrás (linhas 2019, 2020 e 2021).
Não havia nenhum desafio técnico, que exigisse grande investimento. Com exceção da suspensão, a picape Saveiro é muito parecida com o que foram o Gol e o Voyage, pois usavam a mesma plataforma PQ24. No máximo, a engenharia da Volkswagen teria que mexer nas relações da transmissão.
Quanto ao motor turbo, a mudança não era mesmo esperada, pois está reservada para a nova geração da Saveiro, que, segundo as informações que temos, ainda vai demorar no mínimo três anos, talvez quatro.
Segundo a Volkswagen, as versões topo de linha (antiga Cross e atual Extreme) representam muito pouco no mix de vendas da Saveiro. O público da Saveiro prefere usar a picape para o trabalho ou, quando muito, dá maior importância ao custo-benefício e à robustez da picape.
Na visão da Volkswagen, não valeria a pena ampliar a oferta de motor e câmbio para a Nova Saveiro 2024 porque o público que ela iria atrair seria muito pequeno. Por isso, tecnicamente, a única modificação importante foi a elevação da suspensão dianteira.
Mas, por pensar assim, sempre de forma muito conservadora, a Volkswagen mantém a Saveiro muito abaixo de seu verdadeiro potencial. No mínimo, ela poderia disputar mais espaço no mercado com a rival Strada, da Fiat.
Afinal, foi por ousar e oferecer novos argumentos de venda que a Fiat transformou a Nova Strada no carro mais vendido no Brasil, superando até os hatches.
De qualquer forma, dentro do posicionamento que busca, a Nova Saveiro vai agradar. Veja no vídeo (acima) como foi nossa avaliação, num roteiro de quase 400 km por diferentes tipos de estrada entre São Bernardo do Campo e o Pico das Cabras, no interior de São Paulo.
