WSL: Austrália domina etapa masculina do Challenger Series em Pipeline
Callum Robson e Morgan Cibilic celebram resultado no Havaí.
A WSL concluiu nesta sexta-feira (6) em Pipeline, Havaí, a penúltima etapa do Challenger Series 2025/26 da categoria masculina. Em formato diferente por causa das condições do mar, as baterias de todo o evento foram disputadas entre quatro atletas ao mesmo tempo. Os australianos Callum Robson e Morgan Cibilic fizeram a dobradinha no topo do pódio. O atual vice-campeão mundial do CT, Griffin Colapinto fechou sua participação na terceira posição, em uma final muito equilibrada que ainda contou com a presença do havaiano Eli Hanneman. Nenhum brasileiro passou da terceira fase e agora apenas dois têm boas chances de classificação ao Championship Tour da WSL em 2026. As mulheres ainda disputam quatro rounds quase inteiros em Pipe, já que apenas a brasileira Laura Raupp e a australiana Molly Picklum estão garantidas nas quartas de final.
O dia teve mar potente em Pipeline nas primeiras baterias e mudança de configuração ao longo das decisivas. Morgan Cibilic foi o grande destaque nos tubos e ainda teve a chance de garantir o título na última onda da final, mas acabou caindo durante a tentativa de executar uma manobra na parede. O campeão Callum Robson passou da semifinal com um baixo somatório de 5.80, mas melhorou o desempenho na decisão e ficou com a vitória com um total de 14 pontos.
As semifinais, por exemplo, tiveram quatro dos oitos surfistas representando a Austrália. Além dos finalistas, entraram em ação Liam O'Brien e Xavier Huxtable, que ficaram nas ultimas posições da segunda bateria.
A tabela do Challenger Series tem Hanneman na liderança e único garantido na elite da WSL até então, Samuel Pupo e Mateus Herdy na quarta e oitava posições, respectivamente, e sete australianos entre os 12 maiores somatórios. Dez surfistas oriundos do CS se juntarão a outros 22 classificados do CT, além de Gabriel Medina e Ramzi Boukhiam, recebendo convites de wild cards.
O CS termina na Austrália. As últimas vagas para os atletas serão definidas no evento em Newcastle, entre 8 e 14 de março. O mesmo pico também sediou a abertura da temporada, em junho de 2025. A corrida da elite de 2026 tem início previsto para abril, em Bells Beach, enquanto o novo calendário do Challenger Series ainda não foi divulgado.