Britânica surfa onda gigante em Nazaré e pode superar recorde de brasileira; assista
Laura Crane surfou uma onda gigante durante o Nazaré Big Wave Challenge; ela aguarda análise do Guinness World Records
A britânica Laura Crane surfou uma onda gigante em Nazaré, Portugal, durante o Nazaré Big Wave Challenge, e aguarda análise do Guinness World Records para possível superação do recorde da brasileira Maya Gabeira.
A britânica Laura Crane, de 30 anos, surfou uma onda gigante em Nazaré, em Portugal, durante o Nazaré Big Wave Challenge, no último sábado, 13, e pode ter superado o recorde de brasileira. A surfista aguarda análise do Guinness World Records, que não tem previsão para decisão final.
- Está no Tiktok? O Terra Esportes chegou por lá para te manter informado de um jeito diferente e divertido. Siga nosso perfil, curta e compartilhe!
Atualmente, o recorde de maior onda surfada por uma mulher é de Maya Gabeira, em 2020, também em Nazaré. A brasileira surfou em uma onda de 22,4 metros (73,5 pés).
Em entrevista ao The Times, Laura afirmou que a experiência foi "insana" e "totalmente transcendental". "Você se move muito rápido e precisa confiar no treinamento, no corpo, na mente e no oceano que tudo vai dar certo." Veja o vídeo:
A woman from Devon might have set a new world record for the biggest wave ever taken on by a female surfer. 🏄♀️
She's waiting for confirmation from the Guinness Book Of Records 🌊 pic.twitter.com/uvFC1dRyey
— Biology Rules Ok (@OkayBiology) December 18, 2025
De acordo com a surfista, o maior desafio foi controlar o medo ao ver a dimensão da onda. "O primeiro sentimento é o medo, que é a resposta do corpo ao perigo, e o próximo passo é ter que controlar isso, garantir que você esteja o mais presente possível naquele momento e confiar que você consegue", disse.