UFC assina contrato bilionário com Paramount+; acordo extingue pay-per-view
O mundo do MMA teve uma segunda-feira (11) com uma notícia que sacudiu o esporte e pode mudá-lo para sempre.
O mundo do MMA teve uma segunda-feira (11) com uma notícia que sacudiu o esporte e pode mudá-lo para sempre. No caso, foi o anúncio de que o UFC fechou finalmente um acordo para a exibição de eventos nos Estados Unidos pelos próximos sete anos.
A partir de 2026, todos os eventos do Ultimate serão exibidos pelo Paramount+. Segundo informação do site MMAFighting, o acordo renderá no geral US$ 7 bilhões (algo em torno de R$ 38 bilhões) pela duração do vínculo, com a empresa pagando anualmente para ter todos os eventos US$ 1,1 bilhão (quase R$ 6 bilhões).
A grande novidade do novo contrato é que este significará que os pay-per-views, que são os principais eventos da organização, deixam de existir no modelo em que existem atualmente. No atual contrato do UFC com a ESPN, além de ter que pagar a assinatura do serviço de streaming da empresa, um valor adicional era pago para poder comprar os pacotes dos eventos numerados da casa, de forma separada.
O novo contrato suprime tal conceito, que foi a grande alavanca de promoção da entidade deste seu surgimento, em 1993, e que consagrou todas as estrelas que desfilaram no octógono. Agora, todos os eventos estarão disponíveis via Paramount+ sem custo adicional, a não ser assinar a plataforma, além de 30 eventos 'Fight Night' por ano. E também quatro cards por ano serão retransmitidos via CBS, emissora aberta que pertence à empresa.
- Esse acordo histórico entre a Paramount e a CBS será incrível para os fãs do UFC e os atletas. Pela primeira vez, todo o conteúdo do UFC estará disponível nos Estados Unidos sem ser por pay-per-view, tornando-se mais acessível e adequado financeiramente para ver grandes lutas em uma grande plataforma. Esse acordo colocará o UFC entre as maiores ligas esportivas do mundo - disse Dana White em um comunicado emitido nas redes sociais.
Atualmente, o UFC cumpre seu contrato com a ESPN, assinado em 2019 e que vai até o final do ano, sendo assim os meses finais do acordo e do modelo atual de venda dos cards da entidade.