Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lutas

UFC Vegas 112: Manel Kape nocauteia em último card de 2025

O último UFC de 2025 aconteceu neste sábado (13) em Las Vegas. Dentre as diversas atrações, vários lutadores brasileiros e dois pesos-moscas na luta principal

14 dez 2025 - 12h54
(atualizado às 12h54)
Compartilhar
Exibir comentários
(
(
Foto: Divulgação/Instagram Oficial UFC / Esporte News Mundo

O último UFC de 2025 aconteceu neste sábado (13) em Las Vegas. Dentre as diversas atrações, vários lutadores brasileiros e dois pesos-moscas na luta principal, estes sendo Brandon Royval e Manel Kape

O duelo não passou do primeiro round. O português foi dominante durante a primeira parte do combate e conseguiu a vitória por nocaute técnico para se colocar como potencial primeiro adversário do novo campeão da divisão, Joshua Van.

A luta

Quem começou a luta buscando o ataque foi Royval, com alguns chutes na perna de Kape, que procurava ajustar sua postura. Os primeiros minutos de combate foram de pouca ação ofensiva, mas assim que o português conseguiu botar o americano contra a grade, as coisas começaram a mudar no octógono.

Na curta distância, um soco de direita de Kape acabou derrubando Royval. O português foi para cima do adversário, que chegou a parecer nocauteado durante um momento, mas logo passou a se defender das investidas do português, que seguiu mandando golpes até a intervenção da arbitragem, que paralisou de vez a luta.

Apesar de algum protesto de Royval, que alegou que a interrupção do combate por Herb Dean fora prematura e que estava se defendendo dos golpes de Kape, não houve maiores contestações quanto ao resultado, que finalmente coloca o lutador nascido em Angola na lista dos potenciais desafiantes ao cinturão peso-mosca.

A última noite brasileira do UFC em 2025

No último UFC de 2025, foram seis brasileiros a entrar em ação. César Almeida tentou diante de Cezary Oleksiejczuk sua terceira vitória seguida. E o paulista começou o duelo bem na trocação, mas quando a luta foi para o solo, o polonês teve o controle das ações durante o primeiro round. Cesinha teve melhores momentos na segunda parte da luta, com bons golpes. Porém, ainda sofria com o jogo de quedas do estreante, que conseguiu dominar no solo no último round para conseguir a vitória.

Durou apenas 74 segundos a luta entre Melk Costa e Morgan Charrière. Tempo suficiente para o brasileiro ir para cima e pressionar o francês até conseguir um chute alto certeiro que derrubou seu adversário e lhe garantiu a vitória por nocaute ainda no primeiro round. Foi o quinto triunfo consecutivo do paraense no Ultimate.

Em sua segunda luta no UFC, Marcus Buchecha enfrentou Kennedy Nzechukwu para tentar se reabilitar da derrota na estreia. O astro do jiu-jítsu sempre buscou levar o adversário para baixo e usar o jogo que o fez ser um das lendas da luta agarrada, e no primeiro round, teve a chance de até mesmo ter a chave de calcanhar, com o nigeriano respondendo com sequência que deu uma 'balançada' no brasileiro. A luta se tornou marcada por um Buchecha que sempre levada a luta para o chão e Nzechukwu, que queria a trocação. Neste tom, foi uma luta que teve muita movimentação e na qual os juízes foram unânimes em dar o empate a ambos.

Tendo seu adversário mudado praticamente em cima da hora, Joanderson Tubarão sofreu logo de cara contra Isaac Thomson, levando knockdown e pressão no solo do rival. O brasileiro teve que lidar bem com o jogo do australiano, que buscava os golpes para botar o maranhense no solo. Na segunda parte, Joanderson conseguiu tomar conta do combate e por pouco não conseguiu encaixar a finalização. A pressão ofensiva do brasileiro aumentou no terceiro round, com bons socos e levando Thomson até a grade, onde buscou quedar o australiano e sufocá-lo até o soar do gongo. Um desempenho que suficiente para lhe dar a vitória e encerrar uma série de dois tropeços.

Buscando embalar sequência, Luana Santos fez uma luta dominante contra Melissa Croden. No primeiro round, o duelo foi disputado em pé e também no solo, onde a paulista se dava melhor. Luana conseguia levar a luta para o chão e, mesmo chegando a sofrer alguma pressão com golpes dados por baixo pela canadense, ditou as ações da luta e mandou uma boa série de ground and pound na parte decisiva do duelo, sem permitir muita reação de Melissa e assim obtendo mais um triunfo.

O primeiro brasileiro a participar do UFC Vegas 112 foi o estreante Guilherme Pat. O peso-pesado enfrentou Allen Frye e não tomou conhecimento do rival em sua primeira luta no octógono mais famoso do mundo. Desde o começo, Guilherme foi para cima e lidou bem com a trocação do rival, usando a mesma arma e quase tendo a chance de nocautear ainda no primeiro round. Pat mostrou durante o combate a força de seus socos, chegando a balançar seu adversário em alguns momentos do duelo, Mesmo sem conseguir o nocaute, teve uma performance de gala que lhe rendeu a primeira vitória no Ultimate.

Resultados UFC Vegas 112: Royval x Kape

Card principal

Manel Kape venceu Brandon Royval por nocaute técnico (3:18 do R1)

Kevin Vallejos venceu Giga Chikadze por nocaute (1:29 do R2)

Cezary Oleksiejczuk venceu César Almeida por decisão unânime dos juízes

Melk Costa venceu Morgan Charrière por nocaute (1:14 do R1)

Kennedy Nzechukwu e Marcus Bochecha empatam em decisão unânime dos juízes

King Green venceu Lance Gibson Jr por decisão dividida dos juízes

Card preliminar

Yaroslav Amosov venceu Neil Magny por finalização (3:14 do R1)

Joanderson Tubarão venceu Isaac Thomson por decisão unânime dos juízes

Steven Asplund venceu Sean Sharaf por nocaute técnico (3:49 do R2)

Luana Santos venceu Melissa Croden por decisão unânime dos juízes

Guilherme Pat venceu Allen Frye por decisão unânime dos juízes

Jamey-Lyn Horth venceu Tereza Bledá por nocaute técnico (2:05 do R1)

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade