Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lutas

UFC 319: Chimaev 'amassa' Du Plessis e conquista cinturão dos médios

Neste sábado (16), foi disputado o UFC 319, em Chicago (EUA), trazendo como atração principal mais uma luta por cinturão.

17 ago 2025 - 16h00
(atualizado às 16h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Chimaev conquista cinturão dos médios
Chimaev conquista cinturão dos médios
Foto: Divulgação/Instagram Oficial UFC / Esporte News Mundo

Neste sábado (16), foi disputado o UFC 319, em Chicago (EUA), trazendo como atração principal mais uma luta por cinturão. Desta vez, a disputa pelo título dos médios entre Dricus du Plessis e Khamzat Chimaev foi a que agitou a noite.

E o russo não tomou conhecimento do sul-africano. Mostrando uma energia imparável do começo a fim, o 'Borz' dominou o rival, especialmente na luta no chão e não teve qualquer problema para poder, enfim, se consagrar campeão do UFC.

A luta

A estratégia de Chimaev na luta era simples, levar a luta para o chão e amassar. Sem praticamente qualquer oposição de Du Plessis, o checheno o derrubou à vontade e tratou de usar o ground and pound para começar a mostrar no octógono do main event do UFC 319 a que veio para o evento.

Por várias vezes, o russo teve o sul-africano na posição do crucifixo, buscando sempre mudar e achar os melhores jeitos de se impor diante do adversário, que procurou se defender o quanto pode, mas sem escapar dos ataques do checheno, que fez o que quis com Du Plessis durante os cinco rounds do combate.

Exibindo um fôlego inacabável, Chimaev chegou a ensaiar várias finalizações, mas não conseguiu sucesso em nenhuma. Isso, no entanto, não abalou o russo, que continuou quedando o sul-africano enquanto pode e exercendo um domínio sem qualquer tipo de abalo. A luta foi praticamente sem qualquer momento de trocação entre as duas partes.

No final, tendo 'amassado' de todas as formas possíveis o sul-africano, o 'Borz' pode finalmente se tornar campeão dos médios do UFC, cumprindo de vez todas as expectativas dadas pelos fãs desde que chegou arrasador ao evento em 2020. Após a luta, nada além de respeito para com o rival.

- Nunca tenho plano de luta, faço o meu trabalho igual na academia. Respeito o Dricus, o único campeão que falou do meu nome. Esse cara tem coração grande. Um leão africano de verdade - disse Chimaev.

Cotovelada giratória faz Carlos Prates voltar a vencer

Depois de ter conhecido sua primeira derrota no UFC, Carlos Prates foi disposto a buscar a reabilitação diante de Geoff Neal. O começo do combate foi bastante equilibrado, com os dois lutadores tentando os chutes baixos para incomodar o rival. O americano logo foi para a pressão, e o brasileiro respondendo na mesma moeda, deixando os primeiros minutos bastante equilibrados.

Logo, Prates começou a se soltar e a ter mais desenvoltura e precisão em seus golpes. Neal chegou a buscar a queda para amenizar a evolução do brasileiro, mas este continuou tomando para si o controle da luta. E isto rendeu no segundo final do primeiro round uma cotovelada giratória certeira que derrubou o americano e rendeu ao brasileiro o nocaute.

Karine Killer 'salva' Brasil no card preliminar

Mais quatro brasileiros lutaram no UFC 319. Em busca de voltar aos bons temos, Jéssica Bate-Estaca teve pela frente Lupita Godínez e recebeu pressão da mexicana no começo do combate, com 'Loopy' controlando as ações. A paranaense conseguiu equilibrar o combate no final do primeiro round e, na segunda parte, lidou bem com as quedas, ainda que sem ainda controlar o duelo. No terceiro round, Jéssica aumentou a pressão e a luta foi para a trocação, onde a brasileira conseguiu se impor. Porém, a reação não conseguiu evitar que a ex-campeã dos palhas chegasse à terceira derrota consecutiva,

Um dos principais veteranos do Ultimate, Edson Barboza teve um primeiro round de relativo sucesso contra Drakkar Klose, indo bem tanto em pé como no grappling. Mas o esforço na parte inicial da luta resultou em desgaste e perda de espaço para o americano. A partir do segundo round, Klose tomou conta da luta e conseguiu pegar bem com seus golpes. Sem ter muita oposição do brasileiro, o americano voltou a vencer na organização na decisão dos juízes.

O primeiro confronto do UFC 319 a envolver presença brasileira foi a disputa de pesos-moscas entre Karine Killer e Dione Barbosa. A luta em si foi bastante disputada, com Dione chegando a buscar a finalização no final do primeiro round o segundo sendo uma 'batalha' no chão, com as duas lutas buscando quedas e procurando chances de finalizar. Na terceira parte, Karine foi quedada e, apesar disso, conseguiu ir para cima e tentar encerrar a luta ali mesmo. Ao final, a sul-mato-grossense foi declarada campeã pelos juízes, o que até gerou algumas vaias da torcida.

Resultados UFC 319 - Du Plessis x Chimaev

Card principal

Khamzat Chimaev venceu Dricus du Plessis por decisão unânime dos juízes- Chimaev é o novo campeão dos médios

Lerone Murphy venceu Aaron Pico por nocaute (3:21 do R1)

Carlos Prates vence Geoff Neal por nocaute (4:59 do R1)

Michael Page venceu Jared Cannonier por decisão unânime dos juízes

Tim Elliott venceu Kai Asakura por finalização (4:39 do R2)

Card preliminar

Baysangur Susurkaev venceu Eric Nolan por finalização (2:01 do R2)

Michael Oleksiejczuk venceu Gerald Meerschaert por nocaute técnico (3:03 do R1)

Lupita Godínez venceu Jéssica Bate-Estaca por decisão unânime dos juízes

Alexander Hernandez venceu Chase Hooper por nocaute técnico (4:58 do R1)

Drakkar Klose venceu Edson Barboza por decisão unânime dos juízes

Karine Killer venceu Dione Barbosa por decisão unânime dos juízes

Joseph Morales venceu Alibi Idris por finalização (3:04 do R2) - Morales é campeão do torneio dos moscas do TUF 33

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade