Khabib critica atitude do UFC em contratação e demissão de atletas: 'Injusto'
Lutador discorda de postura das organizações de MMA
Um posicionamento adotado pelo UFC nos últimos anos e percebido por muitos fãs é o de privilegiar aspectos do entretenimento dentro do esporte, incentivando e promovendo atletas que saibam trabalhar bem nisto através da autopromoção, provocações e trash talk. Apesar de ter ajudado vários atletas a alcançarem ao estrelato, nem todos gostam desta faceta do esporte.
Dentre eles, está Khabib Nurmagomedov. O ex-campeão dos leves do Ultimate esteve presente no World Sports Summit, em Dubai (Emirados Árabes Unidos), e falou sobre como organizações americanas de MMA privilegiam atletas que sabem vender lutas, às vezes deixando de lado aspectos mais ligados ao esporte, algo que revela não gostar muito.
- Me sinto muito mal pelas organizações dos Estados Unidos. Há muitos lutadores famintos que estão chegando e que não gostam de falar, de fazer trash talk. Eles chegam, vencem todo mundo e ganham dinheiro. E os eventos dos EUA não gostam disso. Eles gostam de provocação, entretenimento - declarou Khabib
- Eu entendo. Por um lado, são negócios, mas no fim das contas, isso é esporte. É esporte, um contra um, você entre no cage e vê quem é o melhor do mundo - completou o russo.
Para Khabib, a postura dos principais eventos de MMA do mundo, cuja maioria são dos EUA, não o agrada. Ele vê uma política de contratações que prejudicaria, em especial, os lutadores de sua região, que não são de provocar e dominam as lutas. Em sua visão, esses lutadores não seriam utilizados para promover os cards, o que considera uma injustiça, já que esses são demitidos mesmo tendo cartéis positivos.
- No meu time, tem uns 500 caras, todos amadores, e querem ser como eu. Todos querem ser campeões e conquistar o mundo. Todos eles são bons, mas o que você vai fazer com eles? Como você pode pará-los? É muito difícil… ou não contratam. Vejo algumas entidades que seguem isso e não os contratam porque estão cansados. Toda vez que vem um Magomedov ou um Nurmagomedov, eles vem para o UFC e conquistam tudo. Tanto que, nos últimos anos, mudaram isso e eu acho injusto - afirmou.
- Isso é um esporte e eu não acho justo. Nos últimos anos, tenho visto muitos atletas sendo cortados. Eles demitem do UFC muitos lutadores que não perderam. Eles não renovam os contratos. Honestamente, acho que alguém deveria falar isso e eu acho que não é justo - completou o russo.