Moradores obtêm veto e impedem realização de UFC no Pacaembu
10 fev2012 - 18h00
(atualizado às 18h47)
Compartilhar
José Edgar de Matos
O desejo da direção do Ultimate Fighting Championship de realizar a próxima edição brasileira no Estádio do Pacaembu acabou negado. Na tarde desta sexta-feira, a Viva Pacaembu, associação que representa os moradores do bairro paulistano, conseguiu obter um veto para o local, que receberia no próximo dia 16 de junho a decisão do reality show The Ultimate Fighter Brasil e também a tão esperada luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen, pelo cinturão dos médios.
Os moradores da região do estádio se apegaram à Lei do Psiu para exigir a transferência da próxima edição do UFC para outro local da capital paulista. No texto base para a reivindicação dos habitantes do bairro, qualquer evento a partir da 1h é vetado. Por outro lado, em virtude do fuso horário com os Estados Unidos, o horário limite seria ultrapassado para atender ao público americano.
A liminar obtida pelos moradores junto à Justiça de São Paulo frustra o andamento da organização do Ultimate Fighting Championship na capital paulista. O Estádio do Pacaembu já havia sido aprovado pelos engenheiros responsáveis pelo evento, os quais são os mesmos responsáveis pela estrutura dos shows da banda britânica U2. Contudo, o veto obrigatoriamente muda todo o planejamento para a segunda edição paulistana da marca.
O secretário municipal de esportes de São Paulo, Bebeto Haddad, tentou entrar em acordo com a associação dos moradores, mas não obteve sucesso na negociação. Assim, o próximo passo para manter as chances da capital paulista de receber o evento é aproximar-se com o Estádio do Morumbi, outro local já verificado pelos engenheiros do UFC.
Contudo, o campo são-paulino acabou afastado das negociações enquanto o Pacaembu era praticamente confirmado para sediar o UFC. Agora, por conta da liminar obtida pelos moradores, o Morumbi é o único palco disponível na capital, já que o Ibirapuera foi vetado pelos engenheiros, receosos de que o principal ginásio da capital paulista não teria capacidade para receber o evento.
A primeira edição do Ultimate Fighting Championship na capital paulista ocorreu em 16 de outubro de 1998, época em que o esporte não possuía uma repercussão tão grande quanto a atual. Na data, o Ginásio da Portuguesa recebeu o evento e teve como uma das principais atrações a vitória avassaladora de Vitor Belfort sobre Wanderlei Silva, em apenas 40s.
A marca dos irmãos Fertitta só retornou ao Brasil no ano passado, no Rio de Janeiro. Em 27 de agosto, cerca de 15 mil pessoas lotaram a HSBC Arena e viram Anderson Silva defender o cinturão dos médios contra Yushin Okami. O público carioca também prestigiou, em janeiro, a vitória de José Aldo sobre Chad Mendes, válida pelo título dos penas.
No primeiro combate da noite, Stephen Thompson precisou de menos de um round para nocautear Dan Stittgen, com um belo chute, e vencer em sua estreia no Ultimate