Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lutas

Moradores obtêm veto e impedem realização de UFC no Pacaembu

10 fev 2012 - 18h00
(atualizado às 18h47)
Compartilhar
José Edgar de Matos

O desejo da direção do Ultimate Fighting Championship de realizar a próxima edição brasileira no Estádio do Pacaembu acabou negado. Na tarde desta sexta-feira, a Viva Pacaembu, associação que representa os moradores do bairro paulistano, conseguiu obter um veto para o local, que receberia no próximo dia 16 de junho a decisão do reality show The Ultimate Fighter Brasil e também a tão esperada luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen, pelo cinturão dos médios.

» De Teló a Bocelli; veja músicas de entrada dos lutadores no octógono

Os moradores da região do estádio se apegaram à Lei do Psiu para exigir a transferência da próxima edição do UFC para outro local da capital paulista. No texto base para a reivindicação dos habitantes do bairro, qualquer evento a partir da 1h é vetado. Por outro lado, em virtude do fuso horário com os Estados Unidos, o horário limite seria ultrapassado para atender ao público americano.

A liminar obtida pelos moradores junto à Justiça de São Paulo frustra o andamento da organização do Ultimate Fighting Championship na capital paulista. O Estádio do Pacaembu já havia sido aprovado pelos engenheiros responsáveis pelo evento, os quais são os mesmos responsáveis pela estrutura dos shows da banda britânica U2. Contudo, o veto obrigatoriamente muda todo o planejamento para a segunda edição paulistana da marca.

O secretário municipal de esportes de São Paulo, Bebeto Haddad, tentou entrar em acordo com a associação dos moradores, mas não obteve sucesso na negociação. Assim, o próximo passo para manter as chances da capital paulista de receber o evento é aproximar-se com o Estádio do Morumbi, outro local já verificado pelos engenheiros do UFC.

Contudo, o campo são-paulino acabou afastado das negociações enquanto o Pacaembu era praticamente confirmado para sediar o UFC. Agora, por conta da liminar obtida pelos moradores, o Morumbi é o único palco disponível na capital, já que o Ibirapuera foi vetado pelos engenheiros, receosos de que o principal ginásio da capital paulista não teria capacidade para receber o evento.

A primeira edição do Ultimate Fighting Championship na capital paulista ocorreu em 16 de outubro de 1998, época em que o esporte não possuía uma repercussão tão grande quanto a atual. Na data, o Ginásio da Portuguesa recebeu o evento e teve como uma das principais atrações a vitória avassaladora de Vitor Belfort sobre Wanderlei Silva, em apenas 40s.

A marca dos irmãos Fertitta só retornou ao Brasil no ano passado, no Rio de Janeiro. Em 27 de agosto, cerca de 15 mil pessoas lotaram a HSBC Arena e viram Anderson Silva defender o cinturão dos médios contra Yushin Okami. O público carioca também prestigiou, em janeiro, a vitória de José Aldo sobre Chad Mendes, válida pelo título dos penas.

Estádio do Pacaembu
Estádio do Pacaembu
Foto: Rodrigo Marin / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra