Funeral de lutador morto no ringue tem dúvidas sobre causa
O funeral do lutador Pedro Aguayo Ramírez, conhecido como Filho do Cachorro Aguayo, ocorreu no último domingo em meio a dúvidas sobre a causa da morte, ocorrida no ringue de uma luta no México. Houve ainda críticas ao atendimento dispensado ao competidor no quadrilátero na última sexta, dia em que perdeu a vida.
Ramírez caiu inconsciente sobre as cordas aparentemente após receber um soco do adversário Óscar Gutiérrez, conhecido como Rey Mysterio Jr, de acordo com um vídeo do combate que ocorreu no auditório municipal de Tijuana, cidade mexicana fronteiriça aos Estados Unidos. A luta continuou por dois minutos até que o árbitro e outros lutadores se deram conta da gravidade do caso. O homem de 35 anos foi levado ao hospital, mas não resistiu.
Médico e amigo da família, Mario Garcia comentou durante o velório que, a partir dos vídeos, concluiu que quando o lutador cai sobre as cordas já estava inconsciente, sem coordenação e sem receber estímulos, o que conclui que o acidente foi anterior. "Quando começa a cair, é quando sai do ringue e volta. Pode ver suas pernas já sem coordenação e recebe a atenção médica aos dois minutos", recordou em entrevista à AP.
Outro que cogitou uma morte antes do golpe considerado fatal foi Filho do Santo, que herdou o nome do lutador mais famoso da história do México. "Vejo duas possibilidades. Uma que ele se machucou ao golpear-se contra as cordas, que são feitas de aço. Outra que já tinha lesionado a cervical e continuou lutando mesmo assim. Ao sair do ringue, cai e quando sobe já não era o mesmo, como pudemos ver", afirmou.
Já o presidente da Comissão de Boxe e Luta de Tijuana, Juan Carlos Pelayo, alegou que o lutador foi acudido por paramédicos imediatamente, apesar de o médico oficial não estar ao lado do ringue por causa do atendimento a outra combatente. Ele negou que tenha havido qualquer negligência e considerou um "acidente" no qual todos na luta livre correm risco.
Após a morte, a procuradoria do Estado informou que a causa mortis foi traumatismo craniano e fratura cervical. Uma investigação sobre o caso foi aberta.