PUBLICIDADE
Logo do Grêmio

Grêmio

Favoritar Time

Grêmio aposta na volta dos titulares para espantar riscos

Com um ponto após cinco jogos no Estadual, Tricolor gaúcho confia na recuperação de ritmo de sua força máxima para sair da degola e se classificar às quartas de final

6 fev 2018 - 12h47
(atualizado às 14h07)
Compartilhar
Exibir comentários

O péssimo início de temporada acendeu uma luz bem incômoda no Grêmio: a da lanterna. Após a equipe somar um ponto em cinco jogos no Gauchão, os titulares retornam com o desafio de dar bons resultados rapidamente. Consequências de um planejamento forçado pelo calendário, e que não rendeu tanto quanto o esperado.

Ao LANCE!, o presidente do Tricolor gaúcho, Romildo Bolzan Junior, detalhou como foi traçado o planejamento para o começo da competição:

- Nós não pudemos jogar com o time titular no início do Campeonato Gaúcho por uma questão de ordem legal. Os jogadores disputaram o Mundial de Clubes até o fim de dezembro, e precisavam ter férias de 30 dias. Infelizmente, tivemos esta questão de calendário aqui no Brasil. Com o fato do Gauchão começar mais cedo em 2018, acabamos recorrendo ao nosso time de transição. Mas, agora, as coisas vão se ajustar.

Comandada por César Bueno, a equipe de transição gremista trazia jogadores renomados, como o goleiro Bruno Grassi e o recém-contratado Madson. Ao lado deles, promessas como Balbino, Jean Pyerre, Matheuzinho, Pepê e Isaque. Porém, deslizes foram fatais neste início do Gauchão:

- Esta geração de transição do Grêmio é muito boa. Mas o problema é que o time foi muito aberto, muito "faceiro", e tomou muitos gols. O treinador não mostrou um trabalho bom, aí com um empate em quatro jogos, foi antecipada a volta dos titulares. A força máxima jogou contra o Cruzeiro-RS mas, sem ritmo, perdeu por 1 a 0 - opinou o jornalista Rodrigo Oliveira, da Rádio Gaúcha, ao LANCE!.

O Tricolor gaúcho sofreu 12 gols (11 com a equipe de transição, e um no jogo com os titulares). O saldo de gols gremista atualmente é de -6. Trata-se da pior defesa até o momento no Gauchão.

Mesmo na lanterna e a três pontos de escapar da zona da degola (o São Paulo-RS, em décimo, tem quatro pontos, e saldo de -3, após o empate em 0 a 0 com o Novo Hamburgo), em território gaúcho ainda não há receio de o Grêmio disputar a Divisão de Acesso em 2019:

- Preocupação com o rebaixamento não existe, porque tem muito time fraco neste Gauchão. Independente da pontuação que a equipe faça, acabará à frente de algumas equipes tecnicamente mais fracas, e não deve cair. Agora, este início é um constrangimento de qualquer forma - revelou Luis Henrique Benfica, repórter da Rádio Gaúcha.

Times vetam uso de árbitro de vídeo no Campeonato Brasileiro:

BUSCA É POR CLASSIFICAÇÃO NO GAUCHÃO... E VISAR OUTROS TORNEIOS

Embora não tenha vencido uma partida sequer no Estadual, o Tricolor gaúcho ainda volta suas expectativas para se manter na busca por uma vaga nas quartas de final. Além de ainda faltarem seis partidas da primeira fase (uma delas, o Gre-Nal, além de uma partida complicada com o Juventude no alçapão do Alfredo Jaconi), o regulamento prevê que oito dos 12 clubes se classifiquem. A colocação final só serve para estabelecer quem será o mandante do segundo jogo de mata-mata.

O temor entre torcedores gremistas é de que a equipe se complique justamente para ficar entre os oito primeiros na fase inicial:

- O desempenho da equipe de transição antecipou a chegada dos titulares. Mas, de qualquer forma, com a equipe de Renato Portaluppi ganhando ritmo, a tendência é de que o Grêmio se classifique - crê o repórter Rodrigo Oliveira.

O mandatário do Grêmio, Rodrigo Bolzan Junior, não teme a pressão. Ao LANCE!, ele garantiu que, nesta quarta-feira, contra o Brasil de Pelotas, o torcedor pode esperar força máxima no Gauchão. Em especial, porque o Tricolor gaúcho está de olho também em outra competição.

- Teremos de novo nosso time titular nesta quarta-feira. Além de confiarmos na recuperação no Gauchão, significará um apronto para o time que entrará em campo na final da Recopa Sul-Americana.

Após o duelo com o Brasil de Pelotas, o Grêmio fará o jogo de ida da Recopa, contra o Independiente-ARG no dia 14, no Estádio Libertadores de America (o jogo de volta é no dia 21). Indício de que o Tricolor gaúcho tem de se mostrar bem mais iluminado no Gauchão para evitar novos atropelos no planejamento da sua equipe.

PRÓXIMOS JOGOS DO GRÊMIO NO GAUCHÃO

07/02 - Brasil de Pelotas - Arena - 21h45

17/02 - Veranópolis - Antonio David Farina - 21h30

25/02 - Novo Hamburgo - Arena - 16h

04/03 - Juventude - Alfredo Jaconi - 16h

07/03 - São Paulo-RS - Arena - 21h45

11/03 - Internacional - Beira-Rio - 11h

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade