Morre Adriano Gomes de Lima, campeão paralímpico e lenda da natação no Brasil
Ex-nadador ratava um câncer ósseo desde 2024
O ex-nadador paralímpico Adriano Gomes de Lima, de 52 anos, morreu neste sábado, 7. Em nota, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) informou que ele tratava um sarcoma (câncer ósseo) desde 2024.
- Está no Tiktok? O Terra Esportes chegou por lá para te manter informado de um jeito diferente e divertido. Siga nosso perfil, curta e compartilhe!
Natural do Rio Grande do Norte, Adriano está entre os grandes medalhistas paralímpicos da história do Brasil. Ao longo da sua carreira, ele acumulou um ouro, cinco pratas e três bronzes, conquistadas nas edições dos Jogos de Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016.
Ele começou a nadar, em busca de reabilitação, após cair de um telhado em meio a uma obra quando tinha 17 anos.
Nas comemorações dos 30 anos do CPB, em 2025, o potiguar foi uma dos homenageados por sua contribuição para o desenvolvimento do paradesporto no Brasil. Na época, ele celebrou o desenvolvimento do Movimento Paralímpico no Brasil e a disseminação de oportunidades para novos atletas em todo o território nacional.
“Eu comecei a nadar em 1993, dois anos antes da fundação do CPB, então faço parte desta história. Digo que não é por acaso que o Brasil está sempre entre os 10 melhores nos Jogos Paralímpicos, pois há um investimento muito importante sendo feito no desenvolvimento do esporte paralímpico”, declarou.