PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

COI adverte candidatura Tóquio-2020 após insulto de prefeito a muçulmanos

30 abr 2013 - 03h08
(atualizado às 03h20)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma comissão de ética do Comitê Olímpico Internacional (COI) advertiu a candidatura de Tóquio aos Jogos de 2020 após uma polêmica entrevista do prefeito da cidade, Naoki Inose, ao jornal The New York Times na última sexta-feira. Nas declarações, Inose teria criticado a estrutura da concorrente Istambul e insultado islâmicos. 

Prefeito reforçou pedido de desculpas em entrevista para repórteres de TV nesta terça-feira
Prefeito reforçou pedido de desculpas em entrevista para repórteres de TV nesta terça-feira
Foto: Reuters

Em comunicado, publicado pela AP nesta segunda, o COI afirma: "não é completamente claro o que que foi dito, mas gostaríamos de lembrar que pessoas ligadas às candidaturas são proibidas de fazer qualquer comentário público sobre outras cidades".

Inose, que é também diretor do comitê organizador da candidatura, sugeriu que Istambul, concorrente na disputa, é menos desenvolvida e equipada para receber os Jogos.

"Aos atletas, onde é o melhor lugar? Comparem os dois países e notem que eles ainda precisam construir toda uma infraestrutura", declarou.

O prefeito japonês ainda atacou o mundo muçulmano, diante do desejo de Istambul em se tornar a primeira sede islâmica do evento: "países muçulmanos apenas têm em comum o fato de acreditar em Alá e lutar entre si".

Após repercussão negativa, Inose se disse mal interpretado e acusa a edição do The New Tork Times. 

"Na matéria parece que critico as outras cidades, mas minha intenção não foi essa. Fui extremamente respeitável e o contexto em que dei minhas declarações foi diferente do que está publicado",  escreveu no Facebook.

Em entrevista para repórteres de TV, nesta terça, Inose reforçou: "há partes que podem ser mal interpretadas por islâmicos. Eu quero pedir desculpas se usei expressões não adequadas. Quis dizer que pessoas brigam em alguns países muçulmanos, mas não foi apropriado. Gostaria de corrigir isso"

"Tóquio 2020 respeita e segue as regras do COI. Nós temos grande respeito pelas outras candidatas e temos orgulho de compartilhar um espírito baseado nos valores olímpicos de excelência, respeito e amizade", afirma um comunicado oficial da candidatura de Tóquio aos Jogos.

Tóquio, que sediou a Olimpíada de 1964, concorre pela segunda vez consecutiva após perder os Jogos de 2016 para o Rio de Janeiro. Istambul concorre pela quarta vez, sem nunca ter sediado o evento. Madri, que também foi derrotada pela candidatura carioca na última disputa, completa o páreo.

A escolha será anunciada em Buenos Aires, na Argentina, no próximo dia 7 de setembro.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade