PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Vela: Copa da Juventude de 2024 será em Brasília

Edição deste ano foi sediada no YCSA, em São Paulo, e contou com mais de 100 atletas participantes

8 fev 2023 - 15h26
Compartilhar
Exibir comentários

Após uma semana de competição, a Copa da Juventude foi encerrada no último sábado (4), no YCSA - Yacht Club Santo Amaro, em São Paulo. E  a CBVela, Confederação Brasileira de Vela, anunciou o ICB - Iate Clube de Brasília como sede do principal campeonato da base nacional em 2024. A competição da vela jovem será no final de janeiro, mas com data ainda indefinida. 

Juntamente com o YCSA, a CBVela recebeu jovens velejadores de Pernambuco, Bahia, Brasília, Rio Grande do Sul, Maranhão, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Além das regatas, o evento contou com palestras, debriefing pós-provas, bate-papo com medalhistas olímpicos e treinamentos para treinadores e juízes.

Copa da Juventude de 2023
Copa da Juventude de 2023
Foto: Caio Souza / Onboard Sports / Copa da Juventude

Segundo a CBVela, a escolha da capital federal para a próxima Copa da Juventude foi realizada pela estrutura do ICB de poder receber diversos atletas de diferentes estados do País. No último mês, por exemplo, o Iate Clube de Brasília promoveu o Brasileiro de Optimist, que também teve mais de 100 atletas na disputa.

A curiosidade entre as duas edições é a disputa em represas. No YCSA, as regatas do IQFoil, Formula Kite, 29er, 420 e ILCA 6 foram na Represa de Guarapiranga. No ICB, os jovens também irão enfrentar uma represa, com a raia no Norte do Lago Paranoá.

- Esperamos fazer um campeonato tão bonito e bem feito como foi aqui no YCSA. Queremos passar todo carinho e alto nível de competição entre os jovens que vimos aqui em São Paulo. Será um grande desafio, mas o Iate Clube de Brasília está preparado e com muita determinação para receber a Copa da Juventude 2024 - disse Gustavo Raulino, Diretor de Náutica do ICB.

Apoio à Vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da CBVela junto com Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022. O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem.

Outros campings foram realizados em Niterói (RJ). O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

On Board Sports
Compartilhar
Publicidade
Publicidade