Lamine Yamal e Vini Jr. são os jogadores que mais sofrem ataques racistas nas redes sociais na Espanha, aponta relatório
Atacante do Barcelona é alvo de 60% dos ataques racistas, seguido do brasileiro, de 29%
Lamine Yamal, jogador do Barcelona, e Vinicius Júnior, do Real Madrid, são, no âmbito da La Liga, os dois principais alvos de mensagens racistas nas redes sociais, segundo relatório do Observatório Espanhol do Racismo e da Xenofobia (Oberaxe).
- Está no Tiktok? O Terra Esportes chegou por lá para te manter informado de um jeito diferente e divertido. Siga nosso perfil, curta e compartilhe!
O atacante do Barcelona de 18 anos é alvo de 60% dos ataques racistas entre as 33.438 mensagens analisadas, seguido por Vinicius Jr., do Real Madrid, com 29%.
O estudo, divulgado pelo jornal El País, também cita Kylian Mbappé (3%), Iñaki Williams (2%), Alejandro Balde (2%) e Brahim Díaz (2%) entre os jogadores mais atacados.
Segundo o diretor da Oberaxe, Tomás Fernández, os insultos contra Lamine Yamal costumam ter conotação racial e xenófoba. Já os ataques contra o brasileiro centram-se, principalmente, na sua cor de pele.
A pesquisa mostra ainda quais clubes concentram mais ataques de ódio. O Real Madrid lidera com 34%, seguido de perto pelo Barcelona, com 32%, e pelo Real Valladolid, com 17%.
Os picos de insultos ocorrem durante jogos de grande repercussão, especialmente o El Clásico. Termos como “macaco filho da p**”* e “volta para o seu país” aparecem com frequência em mensagens direcionadas aos jogadores.
@terraesportes ELE BRINCA! 😂 Ancelotti 'ameaçou' falar o time titular da seleção brasileira para um jornalista, mas recuou em seguida e arrancou risadas dos presentes na coletiva de imprensa após a vitória por 2 a 0 sobre o Senegal. Uma coisa é certa, no entanto, ele já tem a 'espinha dorsal' em mente. Quando saberemos qual é? Só esperando para ver... #terraesportes #seleçãobrasileira #ancelotti #brasilsenegal #futebol ♬ som original - Terra Esportes