Caso Diogo Jota: família reconhece os corpos dele e do irmão
Diogo Jota, atacante do Liverpool, morreu em acidente de carro na Espanha nesta quinta-feira, 3, com o irmão André Silva
Os pais e a esposa de Diogo Jota foram os responsáveis por reconhecer o corpo do jogador da Seleção Portuguesa e de seu irmão, André Silva, que morreram em um acidente de carro nesta quinta-feira, 3. As informações são da emissora portuguesa SIC.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
À emissora, o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal confirmou que os corpos dos irmãos foram liberados do Instituto Médico Legal de Zamora, na Espanha, no início desta tarde.
Os restos mortais dos jogadores foram transportados para Puebla de Sanabria, cidade da Espanha que fica perto da fronteira com Portugal.
Agora, eles devem ser transportados para a Capela da Ressurreição em Gondomar, cidade natal dos dois irmãos.
Casado há menos de duas semanas
O atacante do Liverpool Diogo Jota fez uma declaração de amor à esposa, Rute Cardoso, horas antes de morrer. "Um dia que nunca esqueceremos", escreveu ele em seu perfil oficial no Instagram. Para acompanhar a citação, Diogo Jota compartilhou também um vídeo do casamento dos dois, que ocorreu em julho de 2025.
Nas imagens, o responsável pela cerimônia diz: "Queridos Rute e Diogo, hoje é um dia que marcará suas vidas. É o único dia em que conseguiram reunir, na mesma hora e no mesmo local, suas respectivas famílias e amigos para celebrar aquilo que realmente importa: o amor."
Durante o discurso do cerimonialista, diversas imagens do casal --seja no altar ou antes de chegar à igreja-- ilustram o vídeo. Depois disso, o público acompanha um pouco do que rolou na festa de casamento.
Jota e Rute Cardoso se casaram em 22 de junho de 2025. O casal tinha três filhos. O mais velho é Dinis, nascido em 2021. O segundo menino veio em 2023 e, em novembro de 2024, a família ganhou uma menina. Eles viviam na Inglaterra, onde o jogador atuava desde 2020.
O que aconteceu?
Diogo e seu irmão, André Silva, morreram na madrugada desta quinta-feira, 3, em um acidente de carro na região de Zamora, na Espanha. A viagem poderia ser feita de avião. Mas, por recomendação médica, ele foi aconselhado a utilizar carro devido a uma recente cirurgia nos pulmões.
Assim como Diogo, André também era jogador de futebol profissional e se preparava para encarar sua terceira temporada pelo Penafiel, da segunda divisão de Portugal. Ele foi descrito pelo técnico como "trabalhador, estudioso e veloz".
O acidente aconteceu na Espanha por volta de 0h30 no horário local (19h30 de quarta-feira no horário de Brasília). A Lamborghini de Diogo Jota ficou completamente destruída após o acidente. O atacante e o irmão estavam trafegando pela A-52, uma rodovia federal, perto de Sanabria, quando um dos pneus estourou, jogando para fora da pista o carro.
O mundo se despede de Diogo Jota e André Silva
Em seu perfil no Instagram, o Liverpool Football Club, time em que Diogo Jota atuava, se pronunciou sobre o assunto. A equipe destacou na postagem que está "devastada com o trágico falecimento" do atleta e de seu irmão.
"O clube foi informado de que o jogador, de 28 anos, faleceu em decorrência de um acidente de trânsito na Espanha, juntamente com seu irmão, André. O Liverpool FC não fará mais comentários neste momento e solicita que a privacidade da família, amigos, companheiros de equipe e funcionários do clube de Diogo e André seja respeitada enquanto todos tentam lidar com essa perda inimaginável. Continuaremos oferecendo a eles todo o nosso apoio."
Nas redes sociais, Cristiano Ronaldo lamentou a morte do jogador, que era seu parceiro na Seleção Portuguesa. "Não faz sentido. Até outro dia estávamos juntos na Seleção, até outro dia você tinha se casado. Para a sua família, sua esposa e seus filhos, envio meus sentimentos e desejo toda a força do mundo. Sei que você estará sempre com eles", escreveu CR7.
"Descansem em paz, Diogo e André. Todos nós vamos sentir muita falta de vocês", acrescentou o jogador, citando o irmão de Diogo, que também morreu no aciendente.
O atacante uruguaio Darwin Núñez também lamentou a morte dos dois jogadores. Ele, que jogou ao lado de Diogo Jota no Liverpool nas últimas três temporadas, fez uma publicação emocionada sobre a morte do companheiro de equipe.
"Não há palavras de conforto para tanta dor. Sempre me lembrarei de você com seu sorriso, como um bom companheiro dentro e fora de campo. Envio toda a minha força à família dele. De onde ele estiver, tenho certeza de que estará sempre com vocês, especialmente sua esposa e seus três filhos. Que ele descanse em paz. Diogo e André."
Clubes rivais do Liverpool, como o Manchester United, também se manifestaram. "Nossas mais profundas condolências estão com os entes queridos de Diogo Jota e seu irmão, André, e com todos os envolvidos no Liverpool FC após a triste notícia de hoje".
"Todos no Manchester City estão chocados e tristes ao saber da notícia devastadora sobre o falecimento de Diogo Jota. Enviamos nossas sinceras condolências à sua família, amigos e a todos do Liverpool Football Club neste momento difícil. Descanse em paz, Diogo", publicou o City.