0

Fortaleza a um passo do ano mais vitorioso de sua história

10 mai 2019
11h28
atualizado às 11h29
  • separator
  • comentários

Ao derrotar o Santa Cruz nessa quinta (9), em casa, e garantir presença na final da Copa do Nordeste, o Fortaleza deu um passo importante para tornar 2019 o ano mais vitorioso de sua existência – foi fundado em 1918. Atual campeão estadual do Ceará, o Fortaleza é favorito na decisão da Copa com o Botafogo-PB – vão ser dois jogos.

Edinho, do Fortaleza, comemora seu gol durante partida contra o Athlético Paranaense, válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro 2019, na Arena Castelão
Edinho, do Fortaleza, comemora seu gol durante partida contra o Athlético Paranaense, válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro 2019, na Arena Castelão
Foto: PEDRO CHAVES/AGIF / Estadão

Se ganhar o título, será a primeira vez que conseguirá a façanha de duas conquistas de peso num mesmo ano. Em 1946, o Fortaleza ganhou o Cearense e também a Copa de Natal, uma competição que reuniu apenas quatro equipes do Nordeste e que, portanto, não tem a mesma força do torneio que junta hoje todos os nove campeões estaduais da região, entre outros.

Mas o ano de 2019 pode reservar mais ainda para o torcedor do Fortaleza. Por ter sido campeão da Série B do Brasileiro no ano passado, o time garantiu presença nas oitavas de final da Copa do Brasil. Vai enfrentar o Athletico-PR em duas partidas. Se passar pelo Furacão, o Fortaleza vai igualar sua melhor campanha na Copa do Brasil – somente em 2001 a equipe conseguiu chegar às quartas de final.

Para completar a festa faltaria apenas mais uma missão – garantir sua permanência na elite nacional. O Fortaleza voltou à Série A do Brasileiro depois de uma longa ausência – disputou as edições de 2005 e 2006 ao lado dos grandes do País. Portanto, amargou 13 anos de espera. Antes disso, o clube só havia participado duas ou mais vezes seguidas da Primeira Divisão nacional nos anos 70.

Para o seu apaixonado torcedor, o Fortaleza tem tudo para vencer a Copa do Nordeste, pode sim avançar na Copa do Brasil e até mesmo surpreender muita gente no Brasileiro e garantir uma vaga na Sul-Americana do ano que vem. Imaginar o Fortaleza entre os seis ou sete mais bem classificados do Brasileiro para se ver na Libertadores de 2020, aí sim já se exige algo a mais do que simplesmente paixão pelo clube. De todo modo, o futebol é rico em reservar surpresas.

Veja também:

 

Fonte: Silvio Alves Barsetti
  • separator
  • comentários
publicidade