PUBLICIDADE

Copa das Confederações

Antes de final, manifestantes são barrados perto do Maracanã

30 jun 2013 - 12h19
(atualizado às 13h39)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Batalh&atilde;o de Choque faz barreira pr&oacute;ximo aos est&aacute;dio</p>
Batalhão de Choque faz barreira próximo aos estádio
Foto: Mauro Pimentel / Terra

Milhares de pessoas seguiram em direção ao Estádio do Maracanã no início da tarde deste domingo, onde Brasil e Espanha farão a final da Copa das Confederações. Desde as 10h (de Brasília), os manifestantes se concentraram na praça Sáenz Peña, na Tijuca, e marcharam ao local do jogo. Por volta das 13h20, a cerca de 100 m do estádio, os manifestantes foram barrados pelo bloqueio policial.

Confira todos os vídeos da Copa das Confederações

A ideia era chegar ao estádio antes das 13h, horário marcado para que o bloqueio fosse colocado nas proximidades do Maracanã. Porém, por conta da antecipação do protesto, a barreira foi colocada meia hora antes, às 12h30. Os manifestantes foram contidos pela Polícia Militar e soldados do Batalhão de Choque bloquearam o acesso, equipados com armas de efeito moral. Os policiais também bloqueiam outras ruas que dão acesso ao Maracanã.

O protesto está sendo tranquilo e, com a ajuda do Caveirão, carro blindado utilizado para operações em zonas dominadas por traficantes, e de policiais do Batalhão de Choque e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) a segurança foi reforçada. Um helicóptero da PM também sobrevoa o local.

Além dos manifestantes, que criticam os gastos para Copa do Mundo no Brasil e a baixa qualidade na educação, segurança e saúde, muitos partidos políticos aproveitam para levantar suas bandeiras.

O deputado federal Chico Alencar (Psol) acredita que será um dia histórico para o País. “Espero que essas manifestações não parem por aqui, e que o povo continue nas ruas para lutar”.

O político admitiu gostar de futebol e espera que a Seleção Brasileira "faça como o povo". “Quero que marque bastante pressão e corra os 90 minutos”, disse, palpitando uma vitória para o Brasil por 1 a 0.

O professor Roberto Barbosa, 36 anos, fez questão de mostrar os motivos da manifestação. “A Copa deveria ser para todos. Assim como os hospitais, a educação e a segurança pública. Mas assim como a Copa, nenhum desses itens básicos é para o povo, somente para a elite”, afirmou.

Na rua Santo Afonso, manifestantes se sentaram no chão para protestar
Na rua Santo Afonso, manifestantes se sentaram no chão para protestar
Foto: Monica Garcia / Artevista Comunicação, Assessoria e Empreendimentos Culturais Ltda - Especial para o Terra

A manifestação constrastava com a chegada de alguns torcedores, como os amigos Henrique Guilherme Batista e Vinicius Merli, que vieram de São Paulo para a final. Guilherme vestia orgulhoso a camisa da Espanha e Vinicius a do Brasil. “Somos a favor dos protestos, desde que não atrapalhem quem queira vir ao jogo”, disse Guilherme, que espera não ser hostilizado por estar com a camisa da Espanha.

Vinicius disse que protestar é um direito do povo. “Pelo menos estamos fazendo os políticos trabalharem” afirma.

Entre policiais, seguranças e funcionários de empresas que vão trabalhar no Maracanã, as pessoas aproveitavam o domingo nublado para fazer caminhada na pista de atletismo que circula o estádio. Mas o movimento nas calçadas de quem tem ingresso para o jogo começou cedo.

Rodrigo Teixeira veio de Brasília e exibia seu cartaz pedindo que as pessoas não se esqueçam que mais importante que protestar contra a Copa do Mundo é lembrar que ano que vem é preciso votar certo. “Se não, protestar não vai adiantar nada”, disse, sem temer ter o cartaz retirado pela organização da Fifa que proíbe manifestos políticos dentro dos estádios. 

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/copa-das-confederacoes-protestos/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/copa-das-confederacoes-protestos/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade