O jogador croata Josip Simunic foi suspenso pela Fifa por dez partidas oficiais após ter sido julgado por gestos considerados nazistas no jogo contra a Islândia. Com isso, o atleta está fora da disputa da Copa do Mundo de 2014.
A Croácia será o adversário de estreia da Seleção Brasileira na competição, em confronto marcado para a Arena Corinthians, em São Paulo. A suspensão de Simunic tira o jogador do duelo contra o Brasil. Os dois times estão no Grupo A.
Josip Simunic recebeu a punição depois de ir comemorar com a torcida croata a classificação de sua seleção para o Mundial. Em jogo realizado em Zagreb, o defensor exibiu comportamento considerado discriminatório pela Fifa.
Para o Comitê da entidade, o atleta gritou uma saudação croata que foi usada durante a Segunda Guerra Mundial pelo movimento fascista Ustase. Para a Fifa, o gesto ofendeu a dignidade de pessoas relacionadas e violou artigo 58 do Código Disciplinar.
A punição entra em vigor justamente na estreia da Croácia no Mundial do ano que vem, que será realizado no Brasil durante os meses de junho e julho.
Ingleses e italianos se desesperam com "Grupo da Morte"; veja capas
Jornal Daily Star não foi nada otimista com as chances da Inglaterra no Grupo D: "condenados", estampou a publicação
Foto: Reprodução
Daily Express também fez trocadilho com o Grupo D, chamando-o de "Dyke's Disgrace" - a desgraça de Dyke, em referência a Greg Dyke, presidente da Federação Inglesa
Foto: Reprodução
O Guardian deu mais destaque à morte de Nelson Mandela, mas disse que a Inglaterra terá uma Copa do Mundo "difícil" e "na selva"
Foto: Reprodução
Na Itália, o Corriere dello Sport não mediu palavras para analisar o Grupo D, com Inglaterra, Uruguai e Costa Rica: "escândalo"
Foto: Reprodução
O Gazzetta dello Sport também não se animou com a chave da seleção, estampando "Itália paga"
Foto: Reprodução
No Uruguai, o El País foi mais otimista: "o desafio celeste é difícil, mas não impossível"
Foto: Reprodução
Na Argentina, o diário Olé comemorou a chave relativamente fácil: "o rei das bolas", brincou, em português. O time de Messi e companhia está no Grupo F com Bósnia, Irã e Nigéria
Foto: Reprodução
Na França, o L'Équipe reconheceu que o sorteio poderia ter sido bem pior: "um presente para abrir", estampou o jornal, referindo-se ao Grupo E com Suíça, Equador e Honduras
Foto: Reprodução
Na Espanha, o Marca lamentou a estreia diante da Holanda, mesmo adversário da final da última Copa: "em 2010, acreditamos, sofremos, lutamos... e agora será mais difícil ainda"
Foto: Reprodução
Já o diário AS esbanjou confiança na Espanha: "Holanda e Chile estarão preocupadíssimos. Quem disse medo?"
Foto: Reprodução
O Mundo Deportivo também lembrou a final de 2010 entre Espanha e Holanda, estampando: "estreia brutal"
Foto: Reprodução
O catalão Sport destacou as chaves para os jogadores do Barcelona: "fácil para Messi, fácil para Neymar, difícil para a Espanha"
Foto: Reprodução
O La Tercera, do Chile, destacou que Espanha, Holanda e Austrália serão rivais de um "exigente" Grupo B no Mundial
Foto: Reprodução
A Alemanha também caiu em um grupo difícil: o E, com Portugal, EUA e Gana. O jornal Bild destacou os encontros com Cristiano Ronaldo e Klinsmann, técnico do time americano
Foto: Reprodução
Em Portugal, o A Bola deu mais destaque ao tropeço do Benfica contra o Arouca. Sobre o sorteio, afirmou: "grupo é traiçoeiro, mas permite sonhar"
Foto: Reprodução
O Record também teve como principal manchete o empate do Benfica, mas chamou o grupo de Portugal de "desafiante" e "difícil"
Foto: Reprodução
O Estadio Deportes, do México, estampou "otimismo" mesmo caindo na chave do Brasil. Completam o Grupo A os times de Croácia e Camarões
Foto: Reprodução
Compartilhar
Publicidade
<a data-cke-saved-href="http://esportes.terra.com.br/infograficos/simulador-copa-do-mundo-2014/" href="http://esportes.terra.com.br/infograficos/simulador-copa-do-mundo-2014/">Simulador da Copa do Mundo 2014 </a>