Coreógrafo brasileiro contribui com ouro de patinadores franceses nos Jogos de Inverno
Bieel Moraes já trabalhou com Marina Sena e ajudou dupla campeã olímpica a conhecer o "voguing"
Os franceses Laurence Fournier Beaudry e Guillaume Cizeron levaram a medalha de ouro na prova da dança no gelo da patinação artística nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina. Apesar de não ter atletas brasileiros na disputa, o País foi parte fundamental na conquista da França.
Bieel Moraes, coreógrafo que já trabalhou com a Marina Sena em uma turnê da cantora, auxiliou na apresentação dos franceses no programa de dança rítmica. Eles levantaram a torcida presente na Itália ao som de "Vogue", da Madonna.
O brasileiro é professor de "arms control" (controle de braços), elemento importante na execução da dança "voguing", estilo popular em Nova Iorque nas décadas de 1960 e 1980, principalmente na comunidade LGBTQIA+.
Para montar a apresentação, Bieel se reuniu com Laurence e Guillaume ao longo de duas semanas em Montreal, no Canadá, no ano passado.
View this post on Instagram
"(Bieel) é um artista incrível com quem adoramos trabalhar junto. Queríamos não somente fazer um tema de 'voguing', mas entender a cultura que vem com ela", contou Cizeron.
E a parceria deu muito certo. A dupla da França obteve a maior nota da categoria, alcançando 90.18. Depois, com o programa livre, eles atingiram a marca de 225.82 para ficar com o título olímpico.
Os franceses desbancaram os norte-americanos Madison Chock e Evan Bates, atuais tricampeões mundiais, que terminaram com 224.39. Piper Gilles e Paul Poirier, do Canadá, anotaram 217.74 e completaram o pódio.
A patinação artística dos Jogos de Inverno segue na próxima sexta-feira, 13, às 15h (de Brasília), com a realização da disputa masculina.