CBF vai testar desafio de vídeo no futebol; entenda como será
Projeto encabeçado pela Fifa começará a ser aplicado ainda em setembro
A Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou, na última segunda-feira, 15, que as semifinais da Copa Paulista terão uma inovação inédita no Brasil: o “desafio de vídeo”. A tecnologia, já usada em modalidades como vôlei, tênis e basquete, começará a valer a partir de sexta-feira, 19.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O recurso, chamado de Football Video Support (FVS), faz parte de uma estratégia da Fifa para ampliar o acesso a revisões em torneios de menor porte. “Faz parte do DNA do futebol paulista não apenas acompanhar as tendências globais, mas também ajudar a escrevê-las. Com o apoio da CBF e da Fifa, damos agora mais um passo com o Vídeo Suporte estreando no Brasil: uma ferramenta que coloca São Paulo mais uma vez na vanguarda da tecnologia”, afirmou o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos.
Na prática, o sistema funciona de forma diferente do VAR. Não há árbitros de vídeo monitorando os lances. O treinador é quem pode solicitar a revisão, em até duas ocasiões por jogo. O pedido só é aceito em quatro situações:
- Gol;
- Pênalti;
- Expulsão direta;
- Aplicação incorreta de cartão.
Para acionar o recurso, o técnico faz o gesto de girar o dedo no ar e entrega um cartão ao quarto árbitro. O juiz principal, então, assiste ao replay em uma cabine à beira do campo, acompanhado por um operador. Caso a revisão confirme o erro, a equipe mantém o direito ao desafio. Se não houver alteração, o pedido é perdido.
Há exceções em que a análise é obrigatória, sem necessidade de solicitação: gols e cobranças de pênaltis em disputas eliminatórias. Diferentemente do VAR, o FVS não utiliza linhas de impedimento e exige apenas estrutura mínima, sem ampliação da equipe de arbitragem nem múltiplas câmeras.
A introdução do “desafio de vídeo” soma-se a outras medidas pioneiras da FPF. Entre elas estão o uso do impedimento semiautomático e do sistema multibolas no Paulistão, além da câmera do árbitro no Paulistão Feminino de 2025.