Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Futebol Internacional

Fifa abre procedimento disciplinar que pode mudar classificação para a Copa do Mundo 2026

Decisão pode mudar situação de Seleções para o próximo Mundial

18 set 2025 - 16h52
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação / Esporte News Mundo

A FIFA abriu oficialmente um processo disciplinar contra a Associação Sul-Africana de Futebol (SAFA) e o meio-campista Teboho Mokoena, da seleção Bafana Bafana, após o jogador ter sido escalado de forma irregular em partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

No dia 21 de março, em Polokwane, a África do Sul venceu o Lesoto por 2 a 0. Porém, Mokoena, de 28 anos, entrou em campo mesmo estando suspenso por acúmulo de cartões amarelos - ele havia recebido advertências contra o Benin, em novembro de 2023, e diante do Zimbábue, em junho de 2024. De acordo com as regras da FIFA, a soma de dois cartões acarreta suspensão automática de uma partida.

Em documento enviado à SAFA no último dia 15 de setembro e obtido pela emissora pública sul-africana, a entidade máxima do futebol confirmou que tanto o jogador quanto a federação foram enquadrados por violar regulamentos disciplinares, incluindo a escalação de atleta inelegível. O caso foi encaminhado ao Comitê Disciplinar da FIFA, e os acusados terão seis dias para apresentar suas defesas.

Possíveis punições

Caso seja considerado culpado, o time comandado por Hugo Broos pode ser punido com a perda dos pontos da partida, o que daria vitória por 3 a 0 ao Lesoto no chamado "tapetão". Outras sanções, como multas ou suspensões, também estão em avaliação pela entidade.

Com a possível reversão do resultado, a África do Sul continuaria com 14 pontos, mas ficaria em situação mais delicada no Grupo C. O Benin, também com 14, seguiria logo atrás, mas com saldo de gols inferior (+4 contra +6 dos Bafana). Já o Lesoto subiria de seis para nove pontos, mas permaneceria na quinta posição, dois atrás da Nigéria e de Ruanda, ambos com 11.

Caminho até o Mundial

Para garantir a vaga direta na Copa do Mundo de 2026, a seleção sul-africana terá de vencer o Zimbábue e Ruanda em outubro, nas últimas duas rodadas das Eliminatórias. O Benin, por sua vez, precisa superar as Vespas e os Super Águias para tentar assumir a liderança. Já a Nigéria, ainda na briga, dependerá de dois triunfos combinados a um tropeço dos Bafana.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade