Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Stock Car: Suzuki Conquista Sua 1ª Vitória do Ano

Rafael Suzuki segura Casagrande, vence pela 1ª vez na temporada e alcança 4ª vitória na carreira.

5 out 2025 - 14h43
Compartilhar
Exibir comentários
Rafael Suzuki comemora seu 1° triunfo na temporada
Rafael Suzuki comemora seu 1° triunfo na temporada
Foto: Miguel Costa Jr. / BRB Stock Ca

Rafael Suzuki venceu a Corrida 2 da 8ª etapa da Stock Car no Velocitta, segurando a pressão de Gabriel Casagrande nas voltas finais para conquistar sua primeira vitória na temporada 2025, a quarta na carreira. Casagrande terminou em 2º, e Nelsinho Piquet completou o pódio em 3º, em uma prova marcada por incidentes, abandonos e o primeiro acionamento de DRS na história da categoria.

A corrida começou com problemas para Cacá Bueno, cujo carro apresentou falhas antes da largada, sendo guinchado ao box. Graças a um safety car acionado logo na primeira volta, causado por um acidente na curva Caipirinha – mesmo ponto do incidente da Corrida 1 –, Cacá retornou na metade da volta inicial sem perder volta. O acidente envolveu Zezinho Muggiati, que já havia sofrido colisões na Corrida 1 e em etapas anteriores com Vicente Orige e Alan Kodhair. A batida gerou uma investigação entre Muggiati (#38) e Kodhair (#18).

Na relargada, com 44 minutos para o fim, Suzuki e Piquet mantiveram as posições 1 e 2, enquanto Casagrande pulou para o 3º lugar. Arthur Gama enfrentou problemas na volta seguinte à relargada, abandonando após um toque com Helio Castroneves na volta inicial, que entortou a barra de direção de seu carro. Gaetano Di Mauro também deixou a prova na volta 5, com falha eletrônica no pedal do acelerador. “Infelizmente, acabou de uma forma que não queríamos. Nosso carro teve um problema eletrônico, no pedal do acelerador. Era uma chance de somar pontos importantes para o campeonato, mas seguimos com a cabeça erguida para a próxima”, declarou Di Mauro.

Piquet Jr. fez história, sendo o 1° piloto a acionar o DRS
Piquet Jr. fez história, sendo o 1° piloto a acionar o DRS
Foto: Magnus Torquato / BRB Stock Car

Um momento histórico ocorreu na abertura da 6ª, quando Nelsinho Piquet acionou o DRS pela primeira vez na Stock Car, tentando ultrapassar Suzuki pela liderança. A janela de pits abriu na volta 7 (38 minutos para o fim), com Atila Abreu, Arthur Leist, Felipe Fraga, Guilherme Salas, Lucas Foresti e Rafael Reis realizando paradas. Casagrande foi aos boxes na volta 10 (33min30s para o fim), seguido por Piquet na volta 11, que sofreu com um pit lento e perdeu posições para Casagrande e Atila. Suzuki, parando na volta 13 (30 minutos para o fim), voltou na liderança, com Helio Castroneves entre ele e Casagrande.

Na volta 15, Castroneves e Vicente Orige colidiram na curva 1, rodando e gerando outra investigação. Guilherme Salas e Rafael Reis abandonaram com problemas de pressão de turbo. Na volta 20, Felipe Massa ultrapassou Atila Abreu para assumir o 3º lugar, enquanto Rubens Barrichello superou Atila na volta seguinte, garantindo o 5º posto. Thiago Camilo, que vinha ganhando posições, perdeu rendimento na volta 25 e novamente na 28 (6 minutos para o fim), caindo na classificação.

Casagrande intensificou a pressão sobre Suzuki a partir da volta 27, utilizando o DRS e reduzindo a diferença, especialmente no setor 3, em cerca de um décimo por volta. Suzuki, porém, mostrou controle, administrando a vantagem nas voltas finais e garantindo a vitória. O pódio foi completado por Gabriel Casagrande (2º) e Nelson Piquet Jr (3º), seguidos por Felipe Massa (4º), Rubens Barrichello (5º), Átila Abreu (6º), Arthur Leist (7º), Julio Campos (8º), Enzo Elias (9º) e JP de Oliveira (10º). Oliveira, destaque após um esforço da equipe, correu com um chassi novo, entregue às 1h da manhã após o acidente da Corrida 1, com os mecânicos trabalhando durante a noite para preparar o carro.

JP de Oliveira conquistou um top-10 após trocar de chassi
JP de Oliveira conquistou um top-10 após trocar de chassi
Foto: Marcelo Machado de Melo / BRB Stock Car

No campeonato, Felipe Fraga, que terminou em 12º, ampliou a liderança em relação a Gaetano Di Mauro e Guilherme Salas, ambos prejudicados por quebras mecânicas. “Estou satisfeito porque eu consegui ampliar a liderança, infelizmente o Gaitano teve problemas, o Salas também, pra mim é bom querendo ou não pro campeonato, mas é uma pena pra equipe” comentou o líder sobre os problemas que seus rivais tiveram.” A gente tem muito trabalho porque com esse BoP tá difícil manter o pace dos ponteiros na reta, mas é isso, vamos trabalhar muito e em Campo Grande é uma pista que eu adoro, eu venci lá duas vezes, e é isso, eu estou ansioso pra andar com esse carro novo lá” Concluiu Fraga já adiantando o que espera para a próxima etapa.

Apesar de rendimento a baixo por conta do BoP, Fraga segue líder do campeonato
Apesar de rendimento a baixo por conta do BoP, Fraga segue líder do campeonato
Foto: Marcelo Machado de Melo / BRB Stock Car

Com muitas etapas e pontos ainda em disputa, a Stock Car promete mais emoções na 9ª etapa que acontece nos dias 25 e 26 de outubro em Campo Grande.

Top-10 da corrida 2:

1 -Rafael Suzuki

2 - Gabriel Casagrande

3 - Nelsinho Piquet

4 - Felipe Massa

5 - Rubens Barrichello

6 - Átila Abreu

7 - Arthur Leist

8 - Julio Campos

9 - Enzo Elias

10 - JP de Oliveira

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade