Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Valentino Rossi retorna a BMW nas 12h de Bathurst

BMW escala Rossi ao lado de Farfus e Marciello em busca do pódio em Bathurst.

21 dez 2025 - 16h34
Compartilhar
Exibir comentários
Valentino Rossi durante as 6h de São Paulo
Valentino Rossi durante as 6h de São Paulo
Foto: Paulo Abreu / Parabólica

A BMW M Motorsport e a Team WRT confirmaram os trios para as 12 Horas de Bathurst de 2026, etapa de abertura do Intercontinental GT Challenge (IGTC). O anúncio encerra as incertezas sobre o futuro de Valentino Rossi; após a confirmação de sua saída do Mundial de Endurance (WEC), o italiano agora foca suas atenções na sua quarta aparição consecutiva no Mount Panorama. 

Ao conquistar o segundo lugar na edição de 2025, o multicampeão da MotoGP integrará o trio do BMW M4 GT3 Evo #46, acompanhado pelo brasileiro Augusto Farfus, atual vencedor da prova, e Raffaele Marciello.

O piloto italiano destacou que o circuito de 6,2 km estava no topo de suas prioridades desde o início de sua transição para as quatro rodas. Na última temporada, Rossi, Marciello e o belga Charles Weerts garantiram a dobradinha para a marca alemã, terminando logo atrás do carro irmão da WRT. Em 2026, com a mudança nos trios, Rossi passa a dividir o cockpit com Farfus, que no ano passado foi um de seus principais rivais na pista.

Em anúncio oficial, Rossi declarou:

“A pista é fantástica. Quando comecei a correr, Bathurst estava no topo da minha lista de desejos. Já estive aqui três vezes e gosto cada vez mais. No ano passado, a corrida foi ótima e terminamos em segundo. O objetivo desta vez é novamente o pódio. Com Raffaele e Augusto, tenho dois companheiros de equipe excepcionais com quem posso aprender muito e com quem certamente me divertirei bastante.”

A montadora chega à Austrália com a responsabilidade de defender os títulos de construtores e de pilotos conquistados em 2025. Para isso, a operação da Team WRT contará com dois carros atualizados para a especificação Evo, que apresenta melhorias em componentes aerodinâmicos e sistemas de resfriamento.

No segundo carro da equipe, o #32, o sul-africano Kelvin van der Linde mira a defesa de seu título mundial de pilotos. Ele terá como companheiros o belga Charles Weerts, tetracampeão do GT World Challenge, e o recém-contratado Jordan Pepper. O sul-africano Pepper, que se juntou ao quadro de pilotos de fábrica da BMW após passagens por Bentley e Lamborghini, já possui uma vitória em Bathurst no currículo, conquistada em 2020. 

A organização das 12 Horas de Bathurst já divulgou uma lista provisória com 36 carros inscritos, número que deve ser atualizado até o encerramento oficial das inscrições em 5 de janeiro de 2026. A prova é reconhecida como uma das mais exigentes do calendário global de GT3 devido às variações de elevação e à proximidade dos muros no setor montanhoso, fatores que colocam à prova a durabilidade dos novos pacotes técnicos das montadoras.

As 12 Horas de Bathurst retornam ao Mount Panorama de 13 a 15 de fevereiro de 2026.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade