Honda estaria próxima de disputar Le Mans em 2027
Honda avalia entrada no WEC com o protótipo ARX-06, em parceria com a campeã Inter Europol.
Desde 2021, quando foi anunciada a convergência entre os regulamentos de protótipos do WEC e do IMSA, cresceu a expectativa pelo retorno da Honda à tradicional prova francesa. Até agora, porém, nenhum movimento concreto havia sido feito neste sentido.
Segundo o site The Race, a marca estaria finalmente interessada em ingressar na categoria, com uma decisão prevista para as próximas semanas. Desde 2023, a Honda, através da HRC, estuda a entrada no WEC, motivada pelo crescimento de visibilidade da competição. No entanto, as negociações sempre acabaram fracassando.
As informações indicam que um modelo semelhante ao utilizado no IMSA, onde a HRC divide a operação com a equipe Meyer Shank, poderia ser adotado. Dessa vez, a parceira seria a equipe polonesa Inter Europol, vencedora das 24 Horas de Le Mans na LMP2 em 2023 e 2025, além de campeã do IMSA LMP2 em 2024. Nesse cenário, o Acura ARX-06 seria rebatizado como Honda, já que a Acura é uma marca voltada exclusivamente ao mercado norte-americano.
Apesar de a HRC reiterar que o foco principal da Honda está na Fórmula 1 e no MotoGP, uma comitiva liderada por Koji Watanabe, presidente da HRC, esteve presente nas 24 Horas de Daytona na semana passada. Na ocasião, a equipe conseguiu apenas um quinto lugar.
Histórico da Honda em Le Mans
Diferente de outras marcas japonesas, como Toyota, Nissan e Mazda, a Honda nunca tratou a vitória geral em Le Mans como uma obsessão. Sua primeira participação ocorreu em 1994, com três NSX inscritos na classe GT2. Todos completaram a prova, com o melhor resultado sendo um sexto lugar.
No ano seguinte, a marca inscreveu dois NSX na classe GT1 e outros na GT2. Os GT1 não tinham ritmo para enfrentar McLaren F1, Ferrari F40 eToyota Supra, mas o NSX da GT2 venceu a categoria e terminou em oitavo no geral. Em 1996, o mesmo trio vencedor, Kunimitsu Takahashi, Keiichi Tsuchiya e Akira Iida, retornou e conquistou o terceiro lugar na classe.
Após isso, houve uma ausência de 14 anos, até o retorno em 2010, quando a Strakka Racing venceu a LMP2 com o modelo ARX-01C. Em 2012, nova vitória na LMP2 com o ARX-03b da Starworks Motorsport, enquanto o ARX-03a inscrito na LMP1 pela JRM terminou em sexto no geral. Em 2013, a Honda repetiu o sexto lugar, dessa vez com o ARX-03c da Strakka Racing. Desde então, já são 13 anos de ausência.
A entrada do ARX-06 em Le Mans representa, sem dúvida, a melhor oportunidade que a Honda tem de conquistar a prova. Além disso, com uma equipe no WEC, a montadora poderia inscrever também seus carros do IMSA e ampliar sua esquadra nesse objetivo. Isso porque existe uma regra que impede a participação de qualquer Hypercar que não esteja inscrito no Mundial de Endurance.